Newsletter
Pesquisa
A Randstad Global acaba de divulgar o relatório The Gen Z Workplace Blueprint: Future Focused, Fast Moving, que analisa as expetativas e comportamentos da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), a primeira geração totalmente nativa digital, no mercado de trabalho.
O estudo revela que os jovens permanecem, em média, apenas 1,1 anos em cada emprego nos primeiros cinco anos de carreira, menos de metade do tempo registado pelos Baby Boomers (2,9 anos) e pela Geração X (2,8), e abaixo dos Millennials (1,8). Porém, ao contrário da ideia de “falta de lealdade”, a mobilidade da Geração Z é explicada sobretudo pela ambição e ausência de percursos claros de progressão. A escassez de funções de entrada no mercado, com uma queda global de 29% nas ofertas para perfis juniores desde janeiro de 2024 tem sido uma das principais barreiras.
A progressão de carreira surge como um fator decisivo: 52% dos Gen Z estão ativamente à procura de novas oportunidades e apenas 11% planeiam permanecer a longo prazo na função atual. Ao mesmo tempo, trata-se de uma geração que alia confiança digital e insegurança profissional: 79% dizem aprender rapidamente novas competências, mas 41% não têm confiança em encontrar outro emprego. O relatório destaca ainda a tendência para os “side hustlers”: apenas 45% têm um único trabalho a tempo inteiro, com muitos a conciliar o emprego principal com atividades paralelas.
A relação com a Inteligência Artificial também marca esta geração. 55% já recorrem à IA para resolver problemas no trabalho e 75% utilizam-na para aprender novas competências, embora 46% admitam temer o impacto desta tecnologia nas suas carreiras.
“A Geração Z está a transformar profundamente o mundo do trabalho. Apesar da sua ambição e confiança digital, estes jovens sentem-se muitas vezes limitados pela falta de progressão e por um mercado que oferece menos oportunidades de entrada. Cabe às empresas criar percursos de carreira claros, programas de desenvolvimento inclusivos e estratégias de aprendizagem digital-first que ajudem os jovens a prosperar e a permanecer mais tempo nas organizações”, afirma Isabel Roseiro, Diretora de Marketing da Randstad Portugal, citada em comunicado da empresa.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.