Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
“A liberdade que a mobilidade nos traz é algo que está
no nosso centro enquanto humanos.”
“A liberdade que a mobilidade nos traz é algo que está no
nosso centro enquanto humanos” estas palavras são de Malin Ekholm, diretora da
Volvo Car Safety Center. A marca sueca de automóveis assume a segurança e
inovação como elementos que estão no centro do seu ADN, como o pilar dos seus
automóveis. No ano passado a Volvo levou-nos até à sede da marca em Gotemburgo,
na Suécia, para nos apresentar a mais recente tecnologia que ia tornar os seus
carros mais seguros. Hoje viajamos novamente até á Suécia, para Estocolmo mais
concretamente, mas por teleconferência como obriga a pandemia. A Volvo Studio
Talks juntou convidados de Estocolmo, Milão, Varsóvia, Nova Iorque e Tóquio. O
assunto: segurança nas estradas.
Quando a Volvo criou o cinto de segurança de 3 pontos, há 61
anos, que hoje em dia encontramos nos nossos automóveis, a receção pelos
automobilistas não foi a melhor. A marca compara essa reação com a decisão que
tomou no ano passado de limitar a velocidade a todos os seus automóveis nos 180
quilómetros por hora. Este é o ponto de partida para este debate.
Em média, todos os anos morrem cerca de 1.3 milhões de
pessoas nas estradas, a Volvo fala de uma outra pandemia global, uma pandemia
que tal como a do coronavírus, é solucionada se todos trabalharmos juntos. Em
Itália como explica Frederica Deledda, comandante da polícia rodoviária de
Cremona, o confinamento veio reduzir em cerca de 75 a 85% as mortes na estrada
no país e para evitar mais acidentes é preciso repensar a mobilidade e oferecer
alternativas sustentáveis. Um desafio. Uma vez que Itália tem uma forte cultura
automóvel.
Apesar das dificuldades a Volvo acredita que ainda durante o
nosso tempo de vida as mortes na estrada vão deixar de existir. O diálogo e a
educação são essenciais, assim como a colaboração entre as várias marcas
automóveis. Segundo a Volvo, a principal causa de morte para os jovens entre os
19 e os 29 são os acidentes rodoviários e é por isso que é importante falar de
velocidade e distração. Os participantes desta Volvo Studio Talk partilharam
alguns projetos em que estão envolvidos para sensibilizar os condutores para os
perigos de uma condução perigosa. Russel Henk, da organização teens in the
driver seat, refere que um adolescente de 16 anos mais facilmente recebe dicas
de segura de outro adolescente de 17 do que de um adulto e que a seu ver é essa
a abordagem que deveria ser tomada para sensibilizar os novos condutores.
Numa altura em que cidades com Helsínquia, na Finlândia, já têm
zero mortes na estrada a Volvo acredita que as marcas e as organizações têm que
unir esforços para escalar este modelo de sucesso a todo o mundo. Veja aqui a
Volvo Studio Talks.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.