Newsletter
Pesquisa
Grupo definiu, há seis anos, meta para ter todas as embalagens de plástico das suas marcas próprias recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até ao final de 2025.
A Sonae conseguiu melhorar a sua taxa de reciclabilidade das embalagens de plástico de marca própria de 72% para 91%, entre 2019 e junho de 2025, depois de há seis anos ter estabelecido o objetivo de assegurar 100% de embalagens de plástico da marca própria recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até ao final deste ano. A ambição desta meta é o mote da iniciativa já lançada, “Falhar foi só o início”, com o objetivo de reforçar o empenho do Grupo neste compromisso: celebrar o progresso atingido e apelar à concertação de esforços que viabilizem a meta de 100%.
Daniel Fonseca, diretor de Marca e Comunicação da Sonae, refere: “Superar os 91% de taxa de reciclabilidade das embalagens de plástico da marca própria é um motivo de enorme orgulho para a Sonae, que só foi possível por termos definido um objetivo e um prazo tão ambiciosos. Com a iniciativa ‘Falhar foi só o início’, queremos ser transparentes assumindo que ainda não chegámos tão longe como ambicionado, mas também reconhecer o trabalho de inovação, agilidade e criatividade que levaram a este progresso. Mostramos que o caminho é difícil, mas é necessário e é para continuar. Serve também como apelo para a mobilização, quer da cadeia de valor para ultrapassar as limitações existentes, quer da sociedade para realizar corretamente a reciclagem. Só com o envolvimento de todos conseguiremos ultrapassar as barreiras tecnológicas, operacionais e culturais para, como país, liderarmos este movimento”.
Necessidade de inovar e alterar comportamentos para atingir 100%
A reciclabilidade das embalagens de plástico enfrenta desafios tecnológicos, logísticos e comportamentais que torna inviável, atualmente, atingir a taxa de reciclabilidade de 100% ambicionada para 2025. Para assegurar a preservação, segurança e qualidade dos produtos, bem como o prazo de validade adequado no caso dos produtos alimentares, continuam a ser indispensáveis certos tipos de plástico, como são exemplo as embalagens com barreira ou multimateriais que permitem preservar as características de alguns alimentos e/ou prolongar a sua durabilidade, dificultando, assim, a sua substituição.
A Sonae tem vindo a trabalhar proactivamente com instituições como a Sociedade Ponto Verde e a Smart Waste, bem como com parceiros na indústria, para encontrar soluções inovadoras de design circular, materiais alternativos sustentáveis bem como apostado em campanhas de sensibilização dos consumidores que permitam cumprir a ambição de atingir os 100%.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.