Refilar e coçar, é só começar

Pesquisa

A opinião de Eduardo Tavares
Refilar e coçar, é só começar
10 de Novembro de 2020
Refilar e coçar, é só começar
Refilar e coçar, é só começar
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Refilar e coçar, é só começar
Eduardo Tavares
Group SVP Creative Director for Craft & Design

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Uma característica inerente a todo criativo é a insatisfação.

 

A insatisfação move-nos mais longe, leva-nos à ideia perfeita, ao conceito matador, ao craft preciso. A insatisfação com o banal e com o comum é o que torna um criativo constantemente melhor na sua profissão. Somos eternos insatisfeitos, o que é bom.

 

Mas há uma linha tênue entre o criativo insatisfeito que busca sempre mais e o simples refilão. E você com certeza já a cruzou uma ou outra vez. Eu, com certeza já o fiz, mais vezes do que gostaria.

 

O refilão do departamento criativo é aquele cuja insatisfação já não leva a lugar algum. Apenas contesta por contestar. A rejeição é apenas um modus operandi da sua rotina já enfadonha na propaganda. Para ele tudo está mal, todas as decisões são erradas, todos os fornecedores mal escolhidos. Os olhinhos se reviram sem parar ao longo das longas 8 horas de trabalho.

 

E o refilão é uma presença nociva. A sua nuvem de desagrado espalha-se em ambientes fechados e abertos, e não há máscara alguma que salve o ambiente. Os profissionais mais experientes são atingidos por ela. Os mais novos estão completamente indefesos a esta presença que os transforma e deteriora.

 

Depois de algumas vezes ser atingido por um deles, ou até mesmo me tornar esse próprio personagem, os poucos anos fizeram-me mais resistente. Aprendi que a tática que melhor funciona para mim é a distância. Com apenas 5 minutos de conversa, fica fácil identificar a criatura. É a ideia que não ficou exatamente como ele brilhantemente imaginava, o realizador que não tirou aquele acting especial que só existia na sua mente, o diretor de criação que transformou seu Grand Prix em Cannes num rodapé de jornal.  A aura negra de reprovação, o tom de desagrado e as ironias constantes emanam como uma aurora boreal de bad-vibes. E, hoje em dia, são mais do que suficientes para me fazer fugir do refilão como o diabo foge da cruz.

 

E não se engane. O comentário constante de reclamação pode surgir no almoço diário na tasca da esquina, como no barco cruzando o rio Hudson na festa da empresa. A chatice descontrolada não tem relação com o tamanho, momento ou criatividade da agência.

 

Faço-me de Pollyanna em benefício próprio. Abaixo a cabeça e sigo focado no trabalho e tudo o que ele pode trazer de bom. Sim, há muitos motivos para indignação e insatisfação. Mas que estes sigam a servir como contrapeso para o equilíbrio dessa corda tensa que é o dia a dia, a pairar sobre um mar de desagrado e reprovação.

 

E olhando um pouco para trás, busco constantemente a lembrança daquele sonho do Eduardo-universitário de publicidade: um dia poder trabalhar com criatividade, criar ideias, conceitos, layouts e imagens para as mais variadas marcas e produtos. E, no fim do dia, ainda ser pago para isso. Não seria algo incrível?

 

 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Refilar e coçar, é só começar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Refilar e coçar, é só começar

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile