Newsletter
Pesquisa
A pergunta que dá título ao programa desta semana é o nosso fio condutor numa conversa com três nomes do mundo da criatividade e do marketing nacional, que estiveram este ano no maior festival de criatividade do mundo – o Cannes Lions – a representar Portugal.
A par do seu envolvimento na competição como jurados - no caso de Pedro Pires e José Franco das agências Solid Dogma e Corpcom, respetivamente - ou como candidatos a prémios, como Diogo Vasques, vencedor da medalha de ouro nos Young Lions, a estadia (reduzida este ano de 7 para 5 dias) na Riviera francesa é intensa em momentos de aprendizagem e de lazer.
O festival acontece no arranque do verão europeu, o que significa que, de alguma forma, fecha um ciclo de trabalho antes das férias, mas deixa também no ar uma série de ideias, discussões e reflexões que se vão agitando na cabeça durante as semanas seguintes. Quando se abandona a Croissette de regresso às agências, imagino que, mais do que nós - que sempre vivemos o festival como jornalistas -, os criativos sintam uma espécie de “ressaca” após beber tanta informação em tão pouco tempo.
E se é verdade que Cannes também é festa e copos, não é menos verdadeiro que quem vai com espírito para aprender traz de lá várias rodadas de shots criativos bem fortes que podem resultar em novas “bebedeiras” criativas na rentrée.
Agora que o período de “ressaca” já passou e que as ideias começam a assentar e a acomodar-se no pensamento é a altura de perguntar: afinal que lições se trouxeram de Cannes 2018? O que se vai guardar como exemplos inspiradores a seguir? Pedro Pires viveu a experiência pela primeira vez, ao fim de 22 anos de carreira, e não tem dúvidas que, se puder vai voltar, e partilha bons exemplos de ativismo, autenticidade e originalidade.
José Franco é um habitué e sente que há uma lição de coragem para aplicar mais no trabalho dentro das agências.
Diogo Vasques trouxe na bagagem uma medalha de ouro e uma visão muito positiva sobre as maravilhas da tecnologia aliada à criatividade! Apesar de nos últimos anos o Cannes Lions ter sido alvo de críticas que obrigaram a alterações na sua organização – o Imagens de Marca escreveu um artigo sobre este tema, que vale a pena ler -, não há dúvidas que este é, e será sempre, a grande Meca mundial da comunicação e da publicidade. Não percam também outros ecos sobre o Cannes Lions na secção de Opinião do nosso site.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.