Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
Num mundo
cada vez mais digital e com tantos pontos de contacto para o mercado, as empresas
encontram-se numa encruzilhada para conseguir gerir os seus orçamentos de
marketing, e necessitam de encontrar os canais mais permeáveis para angariar contactos
de valor para conseguir transformá-los em clientes (Taxa de Conversão).
Os últimos
dados da Salesforce revelam a Taxa de Conversão dentro do universo empresarial,
de empresas que fazem negócio com outras empresas (B2B - Business-to-Business).
Neste quadro
é visível a importância da presença digital das empresas, e com bons websites.
Mesmo assim convém apostar noutros canais, considerando que os contactos via website
e que passaram de MQL (Marketing Qualified Lead) para SQL (Sales
Qualified Lead) não
chegam a 1/3 da totalidade.
Nos negócios
entre empresas também há outros factores que determinam a taxa e a respectiva velocidade
de conversão. Por exemplo - um serviço de 900USD é mais fácil de converter,
invés de um produto ou serviço que custe milhões de euros. Óbvio.
Tendo em
conta a dificuldade das empresas preverem os custos por Lead (contacto) e o
respectivo cálculo para a Taxa de Conversão em 2022, nada melhor que alguma
orientação científica através de um estudo de Setembro de 2021, que compilou os
dados da HubSpot, Marketing Charts, Matchcraft, Prospect Marketing, Pulse Local
Marketing e a Survey America.
Na tabela seguinte
estão os valores de custos de obtenção de Leads, tipificadas por indústria e a qualidade
da Lead, que significa a possibilidade desta se tornar cliente.
Há um dado
curioso. Conseguir um contacto de baixa qualidade é relativamente barato e com
custos bastante similares nas várias indústrias. Isto significa que é fácil
“engordar” a nossa base de dados de “potenciais clientes” com campanhas e
comunicação mal executadas. Por outro lado, conseguir uma Lead de alta
qualidade no sector do IT custa 10 vezes mais.
Agora que já
enquadrámos o nosso negócio, vamos querer saber onde devemos investir o nosso
orçamento. Relembro que estes valores são para B2B (Business-to-Business).
Bons
negócios.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.