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Trabalhar em
Marketing e Comunicação Digital é muitas vezes frustrante, pois há sempre alguém
que “entende” do assunto e faz questão de emitir uma opinião ou um “acho que”,
sem ter noção da forma como os meios digitais funcionam.
Talvez
porque os usam todos os dias. No entanto,
« O facto de conduzirmos um carro
diariamente, não faz de nós mecânicos. »
Como estes inputs
não estão estruturados, criam entropia na nossa estratégia e talvez por isso
pouco ou nada ajudam. No entanto, como não vivemos numa bolha e é complicado evitar
pareceres de quem nos rodeia, há que saber criar processos para conseguir
validar o que nos dizem, de forma a facilitar o nosso trabalho. E este é o
desafio.
Antes de
explorar técnicas para conseguir inputs válidos sobre o nosso trabalho, é
necessário e ter bem evidente que o único objectivo do marketing é aumentar as
vendas. Não vale a pena “navegar na maionese” com grandes teorias, quando o
destino de qualquer “caminho” de marketing o é a VENDA.
Assim sendo,
podemos encontrar formas de estruturar as “opiniões”.
Em primeiro
lugar definir a quem devo perguntar:
· Wall of Fame – Nome do exercício básico, mas
muito produtivo, de imprimir umas quantas fotografias de pessoas diferentes,
dar-lhes nome, idade e profissão. De seguida vou tentar encontrar colegas que
possam emular esses perfis e expô-los à minha campanha. Se conseguir mais
pessoas de fora, perfeito.
A seguir (e
a parte complicada), encontrar colegas sem background (e manias) de marketing:
· Target Algodão – Um termo que eu gosto de usar
porque o “algodão não engana”. Este target deveria ser em teoria a avó, o
carteiro, o senhor do café ou um amigo DJ, mas neste exemplo terei de me
contentar com um colega. Sabendo isto, é importante que estas pessoas não
percebam muito de marcas, que não trabalhem em marketing ou que vejam o Imagens
de Marca (esses já sabem muito).
Por fim,
mostrar a campanha
· Tela Branca – No momento da verdade, nunca
devemos explicar a campanha ou mostrar uma apresentação com a estratégia
associada. Basta mostrar o resultado final (vídeo, posts, email, etc) ao nosso
“target” e perguntar: “Qual é a mensagem?” e/ou “O que é que está a promover?
Se a resposta não for curta e directa… temos um problema. Mas idealmente a
resposta deverá ser próxima nesta tabela:
No fim do
dia, teremos mais algumas informações que nos podem ajudar a corrigir ou
alterar a estratégia, sabendo que nunca estaremos livres do “achometro” ou do
ROI.
Boas vendas.
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