Quando temos o suficiente

Pesquisa

A opinião de Luciana Cani
Quando temos o suficiente
22 de Janeiro de 2021
Quando temos o suficiente
Quando temos o suficiente
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Quando temos o suficiente
Luciana Cani
Diretora Criativa Executiva da AKQA Portland

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Todo início de ano as grandes empresas estabelecem uma margem de crescimento como parte dos novos objetivos. Crescer é sempre a palavra de ordem: angariar novos negócios, adquirir novos clientes, contratar mais pessoas.


Se pudéssemos atribuir uma personalidade à essas empresas, elas seriam ambiciosas e constantemente insatisfeitas. Até aí, nenhuma novidade, é o modelo capitalista.

 

Porém, nós que trabalhamos neste mundo corporativo, muitas vezes sem perceber, nos tornamos um espelho disso tudo. Todos os anos precisamos ganhar mais, obter um cargo mais alto, comprar um carro mais novo e por aí vai. Nunca temos o suficiente. E pensar assim é natural, pelo menos é o que nos parece. Afinal vivemos num mundo onde todos buscam mais ou menos estes mesmos objetivos. Será?

 

Entrar em contato com pessoas que pensam completamente diferente de nós é um grande exercício para colocar as nossas ideias em perspectiva.

 

Há dois meses estou trabalhando de um lugar bem remoto no Canadá. Aqui, num ambiente bem oposto à Tóquio, o tipo de pessoas com quem convivo desafiam o meu modo de pensar.

Tenho conhecido pessoas que, se observadas através da minha lente corporativa, seriam considerados profissionais sem grandes ambições.

 

No mundo profissional, ambição é uma qualidade bem vista e um meio para se alcançar o sucesso. E por qual motivo uma pessoa não gostaria de ser bem-sucedida, ter um cargo mais alto ou um salário maior?

 

A resposta é simples.

Porque nem todo mundo tem as suas ambições de vida situadas no campo do trabalho.

E isso não quer dizer que estas são pessoas infelizes profissionalmente. Na verdade, elas podem até ser mais felizes do que aquelas que colocam todos os anos objetivos maiores no campo monetário e profissional.

 

Dando um exemplo concreto, neste último mês tive a oportunidade de conhecer um jovem guarda florestal com uma experiência de 10 anos de carreira. Após alguns jantares entre amigos percebi que ele é simplesmente satisfeito com o seu trabalho. Pensei em quantos amigos meus sentem-se assim na sua vida profissional. As pessoas que conheço estão sempre buscando algo a mais. Mesmo aquelas que já possuem um bom emprego e salário.

 

Eu entupi o guarda florestal de perguntas, estava curiosa sobre a rotina de acordar às 5 da manhã e fazer a ronda pelos Parques Provinciais de West Vancouver Island. Existe stress? Competição? Quais são os planos de carreira de uma guarda florestal?

Para a minha surpresa, o meu novo amigo não tinha grandes planos para o futuro profissional. Atualmente ele gosta do que faz e ainda tem tempo para surfar, viajar e viver. Usando as suas próprias palavras, ele não faz muito dinheiro, mas também não faz pouco. Na sua visão, ele faz o suficiente.

 

S u f i c i e n t e - uma palavra que me fez refletir.

O que é suficiente para nós tão emaranhados nesse mundo onde todos os anos devemos alcançar mais? Será que todos queremos as mesmas coisas? Ou só estamos vivendo no automático sem nos perguntar o quanto isso faz ou não sentido para cada um?

 

Não há nada de errado em ser menos ou mais ambicioso. O que importa é aprender a diferenciar as nossas expectativas das expectativas dos outros sobre nós.

 

Comecei a admirar esse meu novo amigo - o guarda florestal - que consegue navegar na vida com prazer por simplesmente entender que segundo os seus próprios critérios, ele é suficientemente bem-sucedido.

 

 

 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Quando temos o suficiente

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Quando temos o suficiente

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile