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Aproxima-se
a época natalícia, por norma uma das mais consumistas do ano. Mas 2020 veio
mudar o cenário, com as famílias mais resguardadas em casa, crise económica e
sanitária e incerteza em relação ao futuro.
É
por isso que este ano os portugueses vão gastar menos em presentes para
crianças e adultos neste Natal. Segundo o estudo "Christmas 2020 Unboxing:
Estudo comportamental do impacto Covid na população portuguesa", no que
diz respeito à compra de presentes para crianças, em 2019 os portugueses
gastaram em média 82€, sendo que este Natal preveem gastar 71€, menos
13%.
Segundo
os dados do estudo desenvolvido pela UPPartner, em parceria com a Amint e a
Multidados, a compra de presentes para crianças será feita maioritariamente
online, o que faz com que este tipo de comércio cresça 114% em relação ao ano
passado. Já as grandes superfícies passam para segundo plano, com uma
diminuição de 25%, em comparação a 2019. As lojas de rua mantêm o mesmo nível
de interesse que no ano anterior.
Em
relação aos presentes para oferecer a adultos, em 2019 os portugueses gastaram
em média 137€ e este Natal estão a pensar gastar 111€. Neste tipo de presente,
o comércio online cresce 24%, em comparação com o ano anterior e as grandes superfícies
crescem 14%. No caso das lojas de rua, neste caso e em comparação com 2019,
estas sofrem um decréscimo de 47%.
9%
dos inquiridos afirma que irá antecipar as suas compras de Natal. 48% dos
participantes neste estudo fará as compras em sites de marca e 52% em sites
generalistas. 46% tem preferência por produtos específicos enquanto 54% procura
packs promocionais.
Quando
é perguntado o que podem as marcas fazer para os ajudarem no Natal, 52% dos
inquiridos refere "promoções ajustadas à situação pandémica" e 35%
diz "promover/incentivar as compras online e agilizar as
entregas". Quando a questão é o que consideram mais relevante as marcas
fazerem para facilitarem o Natal, 76% indica "fazerem descontos
específicos nas compras online", 62% refere "aumentar o prazo das
trocas" e 91% aponta a "utilização de vouchers monetários nas
promoções".
O
estudo tem como objetivo perceber como é que os portugueses estão a preparar o
seu Natal e a sua Passagem de Ano em tempos de Covid-19. Este estudo contou com
a participação de 500 pessoas, 47,2% homens e 52,8% mulheres, com idades entre
os 20 e os mais de 65 anos, residentes em Portugal Continental.
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