Portugueses vão gastar menos em presentes

Pesquisa

Estudo de Natal
Portugueses vão gastar menos em presentes
4 de Dezembro de 2020
Portugueses vão gastar menos em presentes
Portugueses vão gastar menos em presentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses vão gastar menos em presentes

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Aproxima-se a época natalícia, por norma uma das mais consumistas do ano. Mas 2020 veio mudar o cenário, com as famílias mais resguardadas em casa, crise económica e sanitária e incerteza em relação ao futuro.  

 

É por isso que este ano os portugueses vão gastar menos em presentes para crianças e adultos neste Natal. Segundo o estudo "Christmas 2020 Unboxing: Estudo comportamental do impacto Covid na população portuguesa", no que diz respeito à compra de presentes para crianças, em 2019 os portugueses gastaram em média 82€, sendo que este Natal preveem gastar 71€, menos 13%. 

 

Segundo os dados do estudo desenvolvido pela UPPartner, em parceria com a Amint e a Multidados, a compra de presentes para crianças será feita maioritariamente online, o que faz com que este tipo de comércio cresça 114% em relação ao ano passado. Já as grandes superfícies passam para segundo plano, com uma diminuição de 25%, em comparação a 2019. As lojas de rua mantêm o mesmo nível de interesse que no ano anterior. 

 

Em relação aos presentes para oferecer a adultos, em 2019 os portugueses gastaram em média 137€ e este Natal estão a pensar gastar 111€. Neste tipo de presente, o comércio online cresce 24%, em comparação com o ano anterior e as grandes superfícies crescem 14%. No caso das lojas de rua, neste caso e em comparação com 2019, estas sofrem um decréscimo de 47%. 

 

9% dos inquiridos afirma que irá antecipar as suas compras de Natal. 48% dos participantes neste estudo fará as compras em sites de marca e 52% em sites generalistas. 46% tem preferência por produtos específicos enquanto 54% procura packs promocionais. 

 

Quando é perguntado o que podem as marcas fazer para os ajudarem no Natal, 52% dos inquiridos refere "promoções ajustadas à situação pandémica" e 35% diz  "promover/incentivar as compras online e agilizar as entregas". Quando a questão é o que consideram mais relevante as marcas fazerem para facilitarem o Natal, 76% indica "fazerem descontos específicos nas compras online", 62% refere "aumentar o prazo das trocas" e 91% aponta a "utilização de vouchers monetários nas promoções".

 

O estudo tem como objetivo perceber como é que os portugueses estão a preparar o seu Natal e a sua Passagem de Ano em tempos de Covid-19. Este estudo contou com a participação de 500 pessoas, 47,2% homens e 52,8% mulheres, com idades entre os 20 e os mais de 65 anos, residentes em Portugal Continental. 

 

 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Portugueses vão gastar menos em presentes

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Portugueses vão gastar menos em presentes

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile