Portugueses preferem líderes mais humanos, responsáveis e comunicativos

Pesquisa

Estudo
Portugueses preferem líderes mais humanos, responsáveis e comunicativos
13 de Maio de 2026
Portugueses preferem líderes mais humanos, responsáveis e comunicativos
Portugueses preferem líderes mais humanos, responsáveis e comunicativos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses preferem líderes mais humanos, responsáveis e comunicativos
Em destaque
00 Artigo - Lateral texto00 Artigo - Lateral texto
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
00 Artigo - Horizontal topo texto00 Artigo - Horizontal topo texto

A análise revela também uma forte procura por modelos de liderança mais adaptados às pessoas: 90% dos inquiridos considera importante que os líderes ajustem a sua abordagem às características individuais dos colaboradores.


Um novo estudo da MARCO revela que os portugueses valorizam cada vez mais líderes humanos, próximos e capazes de agir, colocando a responsabilização, a empatia e a comunicação entre as competências mais importantes na liderança.


O Relatório Global da agência de comunicação analisa as expectativas de liderança em sete países — Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, México e Brasil — com base em mais de 4.500 inquiridos. Em Portugal, a responsabilização surge como a característica mais valorizada (9 em 10), seguida da capacidade de resolução de problemas e transparência (8,8), empatia (8,7) e competências de comunicação (8,7).


De acordo com os resultados, os colaboradores portugueses procuram líderes capazes de assumir responsabilidades, resolver problemas de forma eficaz e comunicar com clareza, privilegiando uma liderança mais prática e orientada para resultados concretos.


O estudo destaca ainda que Portugal se posiciona entre os países que mais valorizam a inteligência emocional na liderança, em linha com mercados como Brasil, México, Espanha e Itália, onde a empatia e a comunicação têm maior peso face a países do norte da Europa, como Alemanha e França.


“Os resultados mostram que os colaboradores valorizam cada vez mais líderes próximos, transparentes e capazes de gerar impacto real no dia a dia das equipas”, refere Diana Castilho, Head of Portugal na MARCO, citada em comunicado.


A nível global, mais de metade dos participantes atribui a máxima importância à promoção de ambientes de trabalho inclusivos e colaborativos, reforçando a ideia de que estas competências deixaram de ser diferenciadoras para passarem a ser uma expectativa base.


No geral, o estudo indica uma mudança nas expectativas em relação à liderança, com menor valorização de conceitos abstratos como visão estratégica e maior foco na capacidade de execução, responsabilização e relação com as equipas.


De notar que o estudo integra o “Relatório Global de Consumo” da MARCO 2025 e foi desenvolvido através de um inquérito online realizado em sete países: França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, México e Brasil. No total, participaram 4.598 pessoas, selecionadas de forma aleatória, garantindo a representatividade de cada mercado. A investigação analisa tendências de consumo, cultura de trabalho e liderança, procurando antecipar novas dinâmicas entre consumidores, colaboradores e marcas.

Em destaque
01 Artigo - Horizontal Final do artigo01 Artigo - Horizontal Final do artigo
Em destaque
01 Artigo - Horizontal Final do artigo 201 Artigo - Horizontal Final do artigo 2

Artigos Relacionados

fechar

Portugueses preferem líderes mais humanos, responsáveis e comunicativos

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Portugueses preferem líderes mais humanos, responsáveis e comunicativos

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile