Newsletter
Pesquisa
Um em cada quatro portugueses que utilizam redes sociais assumem que deixaram de usar alguma ao longo do último ano. Os dados constam da mais recente edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2023”, da Marktest.
Entre estes utilizadores que dizem ter abandonado alguma rede social, cerca de 23%, o Facebook foi a plataforma que recolheu maior número de referências, seguida do TikTok, Snapchat, Twitter (entretanto rebatizado de X), e Messenger.
Quando questionados sobre quais as motivações deste abandono, a falta de interesse foi o principal motivo indicado.
Embora este comportamento de abandono apresente um ligeiro crescimento face aos dados de 2022 (quando se situava pouco acima dos 20%), a verdade é que o uso de redes sociais continua fortemente enraizado na nossa sociedade.
O Facebook continua a ser a rede mais relevante, com 89,6% de utilizadores portugueses a afirmarem ter perfil criado. Na segunda posição encontra-se o WhatsApp onde têm perfil criado 88% dos utilizadores de redes sociais em Portugal. O Instagram mantém-se como terceira rede mais utilizada, com 80,5% de referências.
O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” é realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A informação recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 12 e 20 de julho de 2023, tem por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 801 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Este universo é estimado pelo estudo Bareme Internet da Marktest em 5 milhões de 441 mil indivíduos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.