Porque estão as "micromarcas" a arrebatar o nosso coração?

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Nativas digitais diferenciam-se pela proximidade
Por que razão estão as "micromarcas" a arrebatar o nosso coração?
26 de Fevereiro de 2021
Porque estão as "micromarcas" a arrebatar o nosso coração?
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Por que razão estão as "micromarcas" a arrebatar o nosso coração?

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Já sabemos que as relações estabelecidas entre marcas e consumidores são muito semelhantes ao amor e que têm como base a confiança. Mas se antes as "love brands" eram aquelas grandes marcas que nos deixavam a sonhar, hoje parece estar a existir um novo fenómeno que está a arrebatar os corações dos consumidores: as chamadas "micromarcas". 

 

Mas o que são exatamente as "micromarcas"? Um artigo do Marketing Directo refere que existem dois tipos de "micromarcas": aquelas que nascem do ventre de marcas maiores para se conectarem com novos públicos-alvo ou renovar a imagem; e as que surgem de pequenos startups e que, embora tenham origens muito modestas, são lançadas no mercado dotadas de estratégias de branding extraordinariamente coerentes, alvos bem definidos e portfólios cheios de promessas claras.

 

As "micromarcas" conseguem acertar no nosso coração, tal qual São Valentim, de forma incrivelmente rápida e construir em torno delas comunidades muito leais nos canais digitais. Não é por acaso que hoje temos assistido ao sucesso de pequenas marcas nativas digitais que criam uma verdadeira legião de fãs, apenas pela sua presença no online. Mas o que afinal o que têm as "micromarcas" de diferente das grandes marcas? A resposta é simples: a proximidade. Conseguem falar diretamente com o consumidor, aconselhar, e proporcionar uma experiência de compra personalizada. 

  

Emoção e tecnologia andam de mãos dadas nas "micromarcas"

 

As "micromarcas" permitem aos seus seguidores participar no desenvolvimento dos produtos sem nunca perder o "feedback" obtido dos clientes. É como se o consumidor se sentisse parte daquele produto, o que o faz ganhar "um carinho" especial. 

 

Muito do sucesso desta estratégia passa pela maneira como os empreendedores por detrás destas marcas conseguem dar emoção aos produtos que vendem, confiando na tecnologia. Hoje uma simples storie no Instagram pode vender milhares. 

 

Estamos então no limiar da morte iminente das grandes marcas? Provavelmente não. As grandes marcas são apoiadas pela sua própria história, mas por vezes esta herança pode estar a deixar os consumidores cansados e a ansiar por uma nova forma de comprar. 

 

O que parece claro é que tanto as “micromarcas” como as “macromarcas” deveriam voltar-se para as redes sociais para difundir a distribuição de seu conteúdo. Afinal, canais como o TikTok são atualmente um ótimo barómetro para medir o pulso de tendências, marcas e produtos.

 

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