Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Em
resposta à pandemia e adaptando-se às regras impostas por uma nova condição
económico-social, o processo de digitalização do mundo foi consideravelmente
acelerado.
A
digitalização da indústria, não deve ser encarada como um desvio provisório de
percurso. Estamos perante uma transformação irreversível que se vai refletir a
médio e longo prazos.
Projetar
um futuro sem pandemia, influenciado pela pandemia e com a convicção absoluta
de que nada será como antes, é o desafio que se impõe hoje, como forma de poder
vencer amanhã.
Para
a indústria dos eventos, praticamente parada e a aguardar ansiosamente por
melhores dias, a digitalização foi uma resposta espontânea de quem não se
resignou.
O
resultado é que os eventos digitais passaram a fazer parte do nosso quotidiano,
desafiaram o status quo e conseguiram despertar o interesse da sociedade
e das marcas.
É
óbvio que nada substitui a experiência física, quem gosta de eventos, anseia,
como eu, desesperadamente, por voltar a sentir a emoção de estar presente, mas,
se quisermos muito e gostarmos muito, conectados digitalmente, quase que
conseguimos sentir que estamos lá, apesar de estarmos longe.
Na
perspetiva da comunicação, o evento digital é um oásis, que nos permite matar a
sede de falar e partilhar, agora mais do que nunca no espaço digital, que é o
seu e que é também o espaço de excelência da comunicação.
O
maior potencial do evento digital está precisamente na ausência do espaço
geográfico. Não estando dependente da deslocação do público ao local, o evento
ganha um novo alcance, o que poderá significar mais bilheteira e sobretudo mais
poder de comunicação, um ativo extremamente apetecível para as marcas.
Por
este mesmo motivo, alguns eventos digitais vão sobreviver no pós-pandemia,
afirmando-se como alternativas aos eventos físicos. Contudo, será a
transformação dos eventos físicos, em eventos físico-digitais, que marcará o
futuro da indústria dos eventos.
A
aprendizagem com a experiência digital durante a pandemia vai fazer com que os
eventos do pós-pandemia tenham uma nova dimensão digital, conciliando a
experiência física para quem tem a sorte de estar presente, com a experiência
digital para quem está longe, mas se quer sentir perto e envolvido.
O evento físico-digital será o evento do futuro, o que trará
aos promotores dos eventos novos rumos de crescimento e às marcas novas
oportunidades de comunicação.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.