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A era digital
trouxe a sofisticação tecnológica e a democratização dos dados através da
internet, que proporcionam precisão de informação, recursos e permitem criar
soluções que vão ao encontro de todas as necessidades, desde a entrega de
compras on demand, à monitorização dos passos diários ou da qualidade do nosso sono.
O marketing atual alimenta-se destes dados, de informação
rigorosa que permite desenvolver e justificar as estratégias, defender com
lógica os argumentos, gerir projetos com métricas inquestionáveis e, no fundo, contribuir
para entregar o melhor trabalho aos clientes, a uma velocidade mais rápida.
Mas, no atual contexto da pressão da data, da
informação tecnológica e do rigor numérico que alimenta a construção e
manutenção das marcas, repensemos a importância da emoção. No crescente mundo
do metaverso, dos NFTs, das experiências de realidade virtual, das evidências,
lógicas e factos, os dados emocionais podem ser um superpoder para as marcas?
Sem dúvida que a emoção é uma ferramenta poderosa de
comunicação. O que nos distingue enquanto humanos são as nossas emoções, e é
isso que nos leva a tomar decisões. Não esqueçamos que o marketing apela à
emoção humana. As pessoas não são criaturas de lógica, são criaturas de emoção.
A construção de uma marca, o seu crescimento e manutenção dependem de que como os
públicos reagem, como são impactados pelas mensagens, como sentem e exprimem os
seus sentimentos (surpresa, prazer, curiosidade, empatia, ternura, culpa, a
lista é interminável...). E, essa ligação emocional, desempenha um importante papel
nas escolhas que fazemmos enquanto consumidores, na empatia, no sentimento que
se reflete na reputação da marca.
A emoção é talvez uma das forças mais poderosas quando se
trata da natureza humana. São conhecidas as marcas que usam a emoção para criar
laços positivos e resistentes ao tempo com os seus públicos (Coca-Cola, Nike,
Amazon, Dove, são alguns dos exemplos). Usar insights emocionais para criar
uma ligação com as pessoas sobre o que realmente é importante para elas - os
seus valores, as suas experiências e os seus sentimentos pessoais – é um
importante impulsionador na fidelização e de novos caminhos de crescimento para
as marcas.
Uma das estratégias de reforçar esse laço emocional, é
através do storytelling. Quando a marca consegue tocar a vida das pessoas de
forma positiva, através de uma narrativa inspiradora, transmite uma promessa e
cria impacto com um efeito multiplicador e a longo prazo. As pessoas adoram uma
boa história, e as histórias suscitam emoções, promovem a identificação com a
marca, reforçam a ligação e ajudam a construir relações pessoais entre marcas e
consumidores.
Fernando
Pessoa, o poeta de referência da pura emoção, escrevia: “Dar a cada emoção uma
personalidade, a cada estado de alma uma alma”. O envolvimento emocional constrói
uma determinada personalidade da marca, inspira um sentimento, capta a essência
da marca, a sua alma, e é isso que vai proteger a sua reputação,
reforçar a sua credibilidade e brand loyalty.
Por isso, a par com o poder dos dados e a força das
tecnologias em constante desenvolvimento, usemos os insights emocionais para
conhecer melhor o comportamento e as reações dos consumidores, para apoiar a
evolução da marca e ajudá-la a crescer. A combinação de ambos gera uma força
poderosa.
O mundo atual trouxe a necessidade de um marketing mais
transparente, com propósito e humanizado, num contexto de profundos desafios
disruptivos que colocam as marcas e as pessoas num relevante palco emocional.
As marcas que souberem responder ao que as pessoas esperam e criarem um
sentimento positivo, têm o poder de construir um laço emocional intemporal onde
residirá toda a sua força, agora e no futuro.
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