Newsletter
Pesquisa
É o tema do momento. Às 9h da manhã, horário de Portugal Continental, Cristiano Ronaldo saía do Centro Clínico de Turim para dar os primeiros autógrafos aos adeptos da Juventus. As televisões internacionais cobriram este momento e esperavam pela reação nas redes sociais do clube. Contavam-se os primeiros “gostos” do Instagram. Em 11 minutos, mais de 200 mil.
É o “furacão” Cristiano Ronaldo. O internacional português custou 117 milhões de euros à Juventus, mas nem é preciso fazermos estimativas: a marca Ronaldo vale muito mais.
Senão vejamos: já se sabe que o clube de Turim faturou 54 milhões em vendas da camisola de Ronaldo. Num só dia foram compradas mais de 520 mil camisolas do craque português. Tendo em conta que cada uma vale, pelo menos, 100 euros. Pensa-se que hoje o número de vendas vá aumentar significativamente. Ou seja, isto representa praticamente metade do preço a que Ronaldo foi adquirido.
Cristiano Ronaldo é uma marca rentável, dentro ou fora de campo. Apesar de estar atrás de Messi e Neymar no que toca ao ordenado ao final do mês, Ronaldo vence no campeonato da publicidade e mediatização.
E porque todos querem o craque português? Porque move “mundos” e “fundos”, contribui para o crescimento da imagem do clube e até ajuda mesmo a estabelecer novas marcas. Onde está Ronaldo, é uma aposta ganha à partida.
Mas quanto vale mesmo esta marca? Um estudo realizado pelos Professores Pedro Dionísio e Miguel Rodrigues, da pós-graduação em Gestão e Marketing do Desporto do INDEG – ISCTE refere que a marca “CR7” vale, em escala global, entre 171 e 186 milhões de euros, tendo em conta que o jogador termina a sua carreira aos 39 anos, mas continua a sua marca até aos 60 anos.
Em 2014, os mesmos professores tinham feito um estudo idêntico sobre a marca CR7 com valores bastante inferiores.
Cristiano é um ícone planetário que ultrapassa a esfera meramente desportiva, e mesmo quando olhamos para as marcas que melhor vendem o nosso país, o craque português é sem dúvida uma “enorme porta de entrada”.
No Facebook, o jogador tem um recorde absoluto de “fãs” com mais de 120 milhões de seguidores. No Instagram chega aos 135 milhões.
“O Valor da Marca Cristiano Ronaldo tem sido avaliada de forma progressiva pelo IPAM, através do reforço das ponderações associadas à metodologia científica Sports Reputation Index. Em janeiro de 2017, o valor da sua marcas era de 102 milhões de euros. No entanto, a marca Cristiano Ronaldo acaba por ter um acréscimo de valor ao longo do ano com base no constante aumento de referências inseridas nos media e no social media, aumento na variável receitas, reforço do palmarés desportivo com a conquista de mais uma Champions League e de mais uma bola de ouro. Só com estas duas conquistas o valor da marca Cristiano Ronaldo aumentou para aproximadamente 120 milhões de euros”, explica-nos o Professor Pedro Mendes, Diretor do IPAM-Lisboa.
Lojas, hotéis, estátuas, um museu e até um aeroporto. Onde está o nome de Cristiano Ronaldo, é certo que é um investimento com retorno.
“Ao nível do impacto, a associação de Cristiano Ronaldo à Juventus gerou dados e indicadores indesmentíveis: a Juventus conquista 3 milhões de novos seguidores nas suas redes sociais e o Real Madrid perde um milhão só na rede Twitter. O impacto de Cristiano Ronaldo no social media é incrível, contabilizando cerca de 400 milhões de seguidores”, acrescenta o responsável.
Apesar da tensão inicial criada com os colaboradores da FIAT, fica a dúvida da importância de Cristiano Ronaldo como “influencer” num potencial aumento de vendas da empresa. Espera-se que o modelo Renegade da Jeep e outro modelo mais pequeno possam ser usados em publicidade com o CR7 para o mercado europeu. Mas não só, o modelo Wrangler também pode beneficiar da imagem combativa do jogador português a um nível internacional.
“A variável receitas aumenta também de forma imediata através do contrato recentemente assinado com a Juventus, ao qual se poderão agregar novas marcas e novas parcerias. As receitas de vendas de camisolas na Juventus, segundo dados recentes, apontam para um número que poderá ascender ao valor da cláusula paga pela aquisição do passe de Cristiano Ronaldo em poucas semanas”, explica-nos o Professor.
O português está a criar um verdadeiro império, e tudo em que toca torna-se ouro. Os valores esperados, obtidos em patrocínios e publicidade foram atualizados à taxa de 6,3% dado a marca CR7 ser uma marca mundial e à taxa de 9,78%.
Cristiano vende, e muito. E a verdade é que há poucas marcas que “vendam” assim. Mais do que uma love brand, CR7 é quase como em si mesmo um verdadeiro planeta onde à sua volta gravitam todas as outras marcas do universo futebolístico e não só.
Pedro Mendes não tem dúvidas e admite que “através de uma ponderação de todas estas variáveis é expectável que o valor da Marca Cristiano Ronaldo possa atingir 150.000.000 € até ao final de 2018. É também expectável que num espaço máximo de um ano e meio (desde janeiro de 2017), o valor da marca possa duplicar”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.