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A Delta Cafés e a
Start Up Nãm pretendem duplicar o número de clientes em Lisboa até ao final do
ano, aumentando a capacidade de produção de cogumelos na Nãm Urban Farm
produzidos a partir da borra do café.
Atualmente com uma
capacidade de produção mensal de uma tonelada de cogumelos (equivalente a 3
toneladas de borra de café), a Nãm Urban Farm passará, a partir de julho, a ter
uma capacidade instalada que lhe permitirá produzir mensalmente quatro toneladas
de cogumelos (correspondente a 12 toneladas de borra de café) com o objetivo de
dar resposta ao aumento exponencial da procura de cogumelos Nãm que já são
comercializados para cerca de 100 restaurantes na cidade de Lisboa e, também, ao consumidor final que os pode adquirir
diretamente na Nãm.
De portas abertas
em Marvila, Lisboa, há cerca de seis meses, a Nãm Urban Farm é um dos
projetos que integram a estratégia de sustentabilidade e boas práticas
ambientais da Delta Cafés. Neste espaço, aberto a qualquer visitante, é
dada uma nova vida à borra do café para a produção sustentável e
consciente de cogumelos que, posteriormente são vendidos à restauração,
completando um círculo perfeito.
“A Nãm é um
projecto vencedor e que está a criar valor à comunidade, conciliando a economia
com a ecologia, que é o maior desafio do nosso tempo. É a prova de que é
possível reduzir o impacto ambiental e maximizar o impacto social positivo,
assente numa produção eco-eficiente e no desenvolvimento de projetos
sustentáveis", explica em comunicado Rui Miguel Nabeiro,
administrador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés.
A par da
comercialização de cogumelos, a Nãm Urban Farm organiza visitas ao espaço como
forma de partilhar a paixão pela economia circular, pela agricultura urbana, por
um café de excelência e boa comida local.
“A boa
recetividade da Nãm revela que os cidadãos estão cada vez mais conscientes de
que é imperativo construir um futuro mais sustentável e a nossa intenção é
crescer no território nacional, através da implementação de quintas urbanas
locais", refere Natan Jacquemin, da Nãm.
O Imagens de Marca
acompanhou o início deste projeto numa reportagem que pode rever aqui.
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