Marketing B2B Aproxima-se do B2C

Pesquisa

A opinião de António Jorge
Marketing B2B Aproxima-se do B2C
2 de Dezembro de 2022
Marketing B2B Aproxima-se do B2C
Marketing B2B Aproxima-se do B2C
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Marketing B2B Aproxima-se do B2C
António Jorge
Consultor, Executivo e Docente Universitário

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Habitualmente o marketing B2B difere do marketing B2C, devido a uma diferença no comportamento do consumidor.

 

Ao contrário do mercado B2C onde existe uma forte componente emocional nas decisões de compra; no mercado B2B, existe, habitualmente uma dominância da racionalidade, quer porque comprar é um ato de gestão, quer porque as empresas criam comités de compra para mitigar o risco.


Acontece que, por um lado, a avidez de relacionamento interpessoal originada pela ressaca do COVID19, e por outro, a compreensão, segundo estudos do LinkedIn B2B Institute, apenas 5% das pessoas impactadas pela comunicação estão de facto em fase de compra; ou seja, para 95% das pessoas a quem dirigimos a comunicação, o que estamos a fazer é a gerar notoriedade de marca para uma compra futura e/ou a tornar manifesta uma necessidade latente. Atividade que terá melhores efeitos de memorização se tiver dimensão emocional.


É este contexto que aumenta a relevância da dimensão emocional da marca.


O LinkedIn B2b Institute realça ainda a necessidade de criar memórias da marca em contextos onde a mesma deve ser lembrada. Diz-nos ainda, num outro estudo que a memória sofre de corrosão e que, por isso deveremos tratá-la, para que não se perca.


Estamos, pois, não sei se de forma duradoura, perante uma realidade muito similar às marcas de impulso B2C onde depois de gerada a notoriedade existe a necessidade de desenvolver estratégias de recordação, para que sempre que surja a necessidade, a marca esteja uma memória de acesso imediato.  


Agora, para além do desafio de encontra os 5% que estão compradores através de estratégias de geração de leads, também temos o desafio de estar presentes com regularidade nos 95% que não estão compradores.

Uma possível mudança de paradigma sobre o qual vale a pena refletir nesta época de balanço de um ano e planeamento do próximo.


Boas Festas e um 2023 pleno de realizações.



Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Marketing B2B Aproxima-se do B2C

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Marketing B2B Aproxima-se do B2C

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile