Inovação, Simplicidade e Intemporalidade

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A opinião de Carolina Afonso
Inovação, Simplicidade e Intemporalidade
3 de Agosto de 2021
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Inovação, Simplicidade e Intemporalidade
Carolina Afonso
CEO Gato Preto | Professora Universitária ISEG

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As marcas dão-nos lições. E a Chanel é uma delas.  O perfume mais icónico do mundo, Chanel No.5, celebra este ano o seu 100º aniversário.


Criado em 1921 pela Coco Chanel, o perfume na altura quebrou todas as regras no que a perfumes diz respeito. Até então o standard na indústria de perfumes e fragâncias “soliflores” é que o aroma fosse de oriundo de uma única flor.


O Chanel 5 veio revolucionar a indústria ao ser uma combinação de mais de 80 aromas. O seu frasco, de forma quadrada e minimalista, com um rótulo “clean” era também disruptivo para o seu tempo. Estes ingredientes converteram este produto num ícone intemporal.


O que podemos aprender com o Chanel 5?


A inovação não pode ser uma palavra vazia


Muitas empresas incluem a inovação como um dos seus principais valores e dizem frequentemente que está no seu ADN. Mas depois é apenas uma buzzword que aparece no site e no relatório de contas. Inovar não é ter ideias. Inovação é um processo que começa com uma ideia, o que é diferente. A inovação implica também investir em research & development. A Coco Chanel não desenvolveu o Chanel 5 sozinha. Desafiou o seu perfumista Ernest Beaux e a sua equipa e investiu tempo e dinheiro para que pesquisas fossem realizadas até se chegar à fórmula inovadora do perfume. Ou seja, se uma empresa quer inovar tem que investir em research & development para que a inovação se materialize.

 

A simplicidade dá trabalho


Ouvimos também muitas vezes a expressão “não compliques, simplifica”. Porém para que seja possível simplificar temos que complicar primeiro. O frasco do quadrado e transparente do Chanel 5 parece simples. Mas para se chegar a este resultado o processo foi seguramente complexo. É preciso idealizar, conceber, testar, planear, riscar, voltar a fazer do início. Desistir e recomeçar veze sem conta. O simples parece fácil e dá a ilusão de que qualquer um de nós podia fazê-lo. Mas o segredo da simplicidade está aí. É que não é simplicidade é sofisticação, é um processo complexo polido aquele que o frasco do Chanel 5 simboliza.

 

A sensação de intemporalidade


Os ícones dão-nos conforto, fazem-nos acreditar que num mundo em galopante transformação e desafios constantes, há produtos que são “solid as a rock”, que escapam perenes à passagem do tempo. A inovação quando bem conseguida permite-nos quase que “congelar o tempo”, é como se alguma forma o produto simbolizasse o passado, o presente e o futuro. O manter a intemporalidade também não é um dado adquirido, apesar de parecer ser. A intemporalidade requer que as marcas cuidem. E a Chanel cuidou do Chanel 5 ao longo do tempo. Fez ligeiras alterações ao rótulo, aumentou a fonte e fez pequenos ajustes. E cuidar da inovação tem estes ajustes, pequenos, mas fundamentais. É quase como cuidar de uma jóia. E faz parte do processo de inovação também.


Por fim, resta-me dar os parabéns ao centenário Chanel 5. Não é o meu perfume de eleição, confesso, mas admiro a trajetória da marca, e sobretudo a visão e legado da Coco Chanel ao mundo.



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