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O objetivo do novo indicador é criar condições para que os consumidores possam fazer escolhas mais informadas.
A Leroy Merlin acabou de introduzir em Portugal o primeiro indicador ambiental e social para produtos da casa, bricolage e construção. O objetivo da marca é orientar os consumidores para escolhas mais sustentáveis.
O “Home Index”, desenvolvido pelo Grupo ADEO, que detém o retalhista e fabricante de mobiliário, avalia o desempenho dos produtos para a casa ao longo de todo o seu ciclo de vida, baseando-se em 31 critérios distribuídos por oito categorias que abrangem diferentes dimensões.
Entre elas, encontram-se a ambiental, onde entram em linha de conta fatores como a origem das matérias-primas, as condições de produção, o consumo de água e energia, o transporte, a reparação ou fim de vida, e por fim, a reciclabilidade.
A metodologia tem ainda em conta a dimensão social e ética do produto, tendo como critérios, o impacto social e os componentes aquando da produção e utilização do produto. Cada critério é pontuado entre 0 e 100, -1 se não houver informação, sendo que a pontuação da categoria é depois calculada através da média das pontuações dos critérios que a compõem.
Em seguida, a média das pontuações das categorias dá uma pontuação global entre 0 e 100, o que permite posicionar o produto na escala do “Home Index” entre A e E.
“Com esta metodologia inovadora, procuramos preencher uma lacuna que existia no mercado: a falta de um índice que mostrasse de forma clara o nível de sustentabilidade de um produto. Agora, com o ‘Home Index’, acreditamos que conseguimos ajudar a diagnosticar e melhorar a sustentabilidade dos produtos da Leroy Merlin”, concluiu Marian Doloshytskyi, líder Desafio Mercados e Oferta da Leroy Merlin, citado num comunicado enviado às redações.
Nas palavras de João Lavos, líder Impacto Positivo do retalhista, o “Home Index” surge como um passo importante na missão da empresa de “liderar a promoção da sustentabilidade no setor do retalho” e está alinhado com o seu propósito de “fazer da casa um lugar mais positivo para viver”.
O lançamento do “Home Index” é acompanhado por um plano de comunicação multimeios, com divulgação em diversos canais, como TV, rádio, Digital Out Of Home ou redes sociais, e em loja ou site Leroy Merlin. O conceito criativo da campanha chama a atenção para a ideia de que “O futuro constrói-se produto a produto”, destacando que cada compra consciente tem um impacto direto no planeta.
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