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A opinião de Luciana Cani
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21 de Setembro de 2021
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Luciana Cani
Diretora Criativa Executiva da AKQA Portland

Nota da direção editorial:

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Feedback é um presente mas que muitas vezes vem mal embalado.

 

O verdadeiro propósito de um feedback deveria ser o de melhorar com sugestões algo que poderia evoluir, ou então confirmar através de reconhecimento, algo que corresponde às expectativas pré estabelecidas. 


É fácil dar feedback quando o desempenho é satisfatório. Porém, se o feedback for negativo, é muito importante saber como apresentá-lo. 


Na minha profissão, onde expomos ideias, receber feedback é parte da rotina diária. E mesmo assim, numa indústria onde esse exercício é constante, grandes são as dificuldades neste assunto.


Lembro-me da primeira reunião que participei onde todas as pessoas que estavam presentes eram convidadas para darem o seu feedback - do estagiário ao CEO. Hoje em dia, esta prática é a mais comum. Isto mostra respeito e passa a importante mensagem de que a impressão de todos, independente do nível de experiência, é valorizada. Porém, quando analisado o outro lado dessa troca, nem todo mundo está preparado para fazer um julgamento e apontar uma direção. Muitas vezes o resultado é só uma mistura de opiniões.


Existe uma grande diferença entre um feedback negativo e um mal elaborado. Este último, tem o poder de desmotivar e até mesmo desengajar quem o recebe, gerando um resultado contra produtivo. O profissional pode se tornar defensivo, perdendo a confiança e a autoestima tão necessárias para dar a volta e produzir um melhor resultado posteriormente.


Quando um feedback a ser passado não é positivo, é fundamental mostrar reconhecimento. Por exemplo, o modo como um feedback é estruturado faz toda a diferença. Eu não sou muito a favor de fórmulas mas uma delas sugere a sequência: “I like, I wish, I wonder” que é basicamente destacar um ponto positivo, partilhar um resultado desejado e sugerir um caminho. 

E isso vale para feedback de ideias/projetos e para a avaliação da performance de um profissional. Neste último caso, empatia é fundamental pois não há um desprendimento emocional.


Normalmente todos nós participamos dos dois lados dessa troca, dando e recebendo feedback. É importante observar e aprender com as experiências anteriores para que possamos cultivar conversas construtivas.


Pessoas como nós, da indústria da comunicação, deveríamos dar o exemplo de como elaborar um pensamento e entregar uma mensagem clara e respeitosa.


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