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Feedback
é um presente mas que muitas vezes vem mal embalado.
O
verdadeiro propósito de um feedback deveria ser o de melhorar com sugestões
algo que poderia evoluir, ou então confirmar através de reconhecimento, algo
que corresponde às expectativas pré estabelecidas.
É
fácil dar feedback quando o desempenho é satisfatório. Porém, se o feedback for
negativo, é muito importante saber como apresentá-lo.
Na
minha profissão, onde expomos ideias, receber feedback é parte da rotina
diária. E mesmo assim, numa indústria onde esse exercício é constante, grandes
são as dificuldades neste assunto.
Lembro-me
da primeira reunião que participei onde todas as pessoas que estavam presentes
eram convidadas para darem o seu feedback - do estagiário ao CEO. Hoje em dia,
esta prática é a mais comum. Isto mostra respeito e passa a importante mensagem
de que a impressão de todos, independente do nível de experiência, é
valorizada. Porém, quando analisado o outro lado dessa troca, nem todo mundo
está preparado para fazer um julgamento e apontar uma direção. Muitas vezes o
resultado é só uma mistura de opiniões.
Existe
uma grande diferença entre um feedback negativo e um mal elaborado. Este
último, tem o poder de desmotivar e até mesmo desengajar quem o recebe, gerando
um resultado contra produtivo. O profissional pode se tornar defensivo,
perdendo a confiança e a autoestima tão necessárias para dar a volta e produzir
um melhor resultado posteriormente.
Quando
um feedback a ser passado não é positivo, é fundamental mostrar reconhecimento.
Por exemplo, o modo como um feedback é estruturado faz toda a diferença. Eu não
sou muito a favor de fórmulas mas uma delas sugere a sequência: “I like, I
wish, I wonder” que é basicamente destacar um ponto positivo, partilhar um
resultado desejado e sugerir um caminho.
E
isso vale para feedback de ideias/projetos e para a avaliação da performance de
um profissional. Neste último caso, empatia é fundamental pois não há um
desprendimento emocional.
Normalmente
todos nós participamos dos dois lados dessa troca, dando e recebendo feedback.
É importante observar e aprender com as experiências anteriores para que possamos
cultivar conversas construtivas.
Pessoas
como nós, da indústria da comunicação, deveríamos dar o exemplo de como
elaborar um pensamento e entregar uma mensagem clara e respeitosa.
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