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Depois
da campanha que dava a conhecer a forma como
a indústria do calçado estava a responder aos desafios da sociedade através da
produção de material de proteção individual, a APICCAPS faz um apelo aos
portugueses: comprem calçado nacional.
“Está
na Hora! De comprar calçado português” é o desafio lançado ao mercado nacional
através de uma campanha de sensibilização.
O
setor, muito vocacionado para a exportação, pede agora aos consumidores
portugueses que comprem calçado Made in Portugal e apoiem centenas de marcas
responsáveis por 40 mil postos de trabalho.
Em fevereiro, ainda antes da pandemia Covid-19 contagiar a Europa, a equipa do Imagens
de Marca teve a oportunidade de presenciar a aposta desta indústria no mercado
internacional, na MICAM, em Milão, a maior e mais prestigiada feira de calçado
do mundo.
O
futuro da indústria mais sexy da Europa que passava pela exportação está agora
em risco, já que 95% da produção se destinava aos mercados internacionais.
Agora é tempo de apostar no mercado nacional.
“Ao longo da última década, o
investimento online tem sido uma das nossas principais prioridades.
Isso permite-nos criar maior proximidade com o consumidor que agora se tornou
ainda mais digital. As marcas estão acessíveis através
de site individual, plataformas coletivas de venda e também nas
tradicionais lojas físicas (multimarca e nome próprio). Cabe agora ao
consumidor nacional descobrir a qualidade que mais de 163 países reconhecem e
valorizam”, explica Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS.
Ao longo do passado recente, fruto de uma
aposta contínua na criação e gestão de marca, as empresas portuguesas que
integram o cluster português do calçado e artigos de pele, investiram
cerca de 2 milhões de euros no reforço da sua presença online. Assim,
a representação online através de site próprio tornou-se
prioritária para cerca de 75% das marcas. Números que sobem para os 78% no caso
das empresas de componentes para calçado e de artigos de pele e marroquinaria.
A percentagem de empresas com site é ligeiramente crescente de acordo com a
dimensão global de negócio.
Já
quanto à presença nas redes
sociais, o seu impacto é ainda crescente e por isso de aposta prioritária:
quase 60% das empresas têm presença no Facebook, 37% no Instagram e 21%
no LinkedIn.
“A
indústria portuguesa de calçado produz e vende anualmente o equivalente a 80
milhões de pares. Está na hora de os conhecermos”, apela a APICCAPS em comunicado.
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