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Milão é reconhecida como uma das mais importantes capitais da moda. Aqui ditam-se tendências para toda a indústria e realizam-se algumas das maiores e mais importantes feiras internacionais. É o caso da MICAM dedicada ao setor do calçado que na primeira edição de 2020 contou mais uma vez com a maior presença portuguesa em ações de promoção externa com mais de 80 empresas.
A sustentabilidade domina os novos comportamentos de consumo e as tendências na criação de novos produtos. Portugal quer posicionar-se como o parceiro de excelência neste mercado em mudança e a equipa do Imagens de Marca, através da rubrica do luxo, quis fazer o retrato à evolução das marcas portuguesas no segmento do calçado de gama alta a par com os desafios de uma visão de sustentabilidade que pode colocar também em causa uma das principais matérias-primas utilizadas na produção do calçado na indústria nacional: o couro. Estivemos à conversa com Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCPAS sobre a nova campanha de promoção do setor a nível internacional, com Luís Onofre, rosto da presidência da APICCAPS e da Confederação Europeia do Calçado, mas também designer e empresário que nos recebeu no seu stand, mostrando como está a gerir os desafios do mercado atual.
Visitámos perto de 6 marcas no pavilhão do luxo e percebemos que a par da marca própria é muito importante continuar a produzir em regime de private label para as grandes casas de luxo mundiais. O investimento na marca própria continua a não ser fácil. Ana Raquel Santos, filha do reconhecido criador da marca Carlos Santos, procura dar os primeiros passos com uma nova marca, mas ainda não foi desta que conseguiu levá-la para a montra de Milão. São histórias de quem lidera a excelência e a oferta de luxo portuguesa no mundo do calçado que trazemos na bagagem.
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