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estado connosco!
Agora, que começamos um novo ciclo, queremos
continuar consigo e a tê-lo sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é
preciso estarmos juntos!
Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, lança
uma campanha de promoção do património gastronómico presente nas
conservas portuguesas.
A campanha segue o lema ‘Vamos conservar o que é nosso’ e tem como propósito sensibilizar o público para os produtos da pesca e
da aquicultura sustentáveis, apresentando as conservas enquanto exemplo
distintivo de tradição e excelência da indústria e superioridade do
peixe.
A
ANICP identificou o momento presente como uma oportunidade para
reforçar a promoção das conservas portuguesas de peixe fabricadas em
Portugal, tendo em conta a atual valorização dos alimentos em conserva e
a forte atividade do setor, o qual exporta anualmente cerca de 70% da
produção ao qual correspondem 43 mil toneladas e um valor 226 milhões.
Entre as espécies mais exportadas estão em primeiro lugar o atum,
seguido da cavala e da sardinha.
A
fileira produz atualmente 62 mil toneladas, 30% das quais para o
mercado nacional, e é responsável por 3500 postos de trabalho diretos,
90% dos quais ocupados por mulheres.
José Maria Freitas, Presidente da ANICP, afirma que “é necessário diferenciar e valorizar as conservas portuguesas face à
concorrência - produtos de baixa qualidade e mais baratos -,
reposicionar as conservas portuguesas através de uma estratégia de
valorização sustentada pela qualidade, a origem, a tradição, a
praticidade na confeção, mas também enquanto produto saudável, e,
sobretudo, criar um ecossistema de valorização das conservas
portuguesas, visando agregar tradição, inovação e competitividade às
marcas da indústria conserveira.”
Dos
objetivos da campanha constam o aumento da divulgação e notoriedade das
conservas de peixe portuguesas, criando condições para que os
consumidores façam uma escolha informada e fomentando a preferência dos
portugueses pelo consumo de produtos de origem nacional.
‘Vamos
Conservar o que é nosso’ surge como uma marca “umbrella” (“chapéu”),
algo completamente inovador para a indústria, sob a qual vão decorrer um
conjunto de iniciativas de caráter coletivo para dinamizar o mercado
interno e valorizar a oferta nacional.
A
campanha é concretizada de forma integrada nos vários de meios de
comunicação, nas redes sociais, mupis, mas também na construção de
relações com a imprensa especializada nacional e internacional para
potenciar a exposição e mediatização e aumentar a notoriedade dos
conserveiros portugueses a nível global.
José Maria Freitas acrescenta que “a
realização de uma campanha abrangente e coletiva traz benefícios para
toda a indústria, permitindo a presença conjunta das marcas em ações e
iniciativas estratégicas e promovendo uma melhor rentabilização dos
recursos financeiros, mas também, que as conserveiras beneficiem,
individualmente, da exposição e mediatização decorrente das ações que
foram pensadas para promover e aumentar a notoriedade do setor
conserveiro português”.
A
ANICP pretende que a campanha ‘Vamos Conservar o que é nosso’, que
agora arranca e que se prolonga até setembro, sirva de argumento para o
crescimento e competitividade do tecido económico constituído pelas
indústrias de conservas de peixe portuguesas e permita aumentar a
produção nacional.
‘Vamos
conservar o que é nosso’ procura, através das suas diferentes
iniciativas, evidenciar as características diferenciadoras das conservas
portuguesas como uma mais-valia competitiva e como um fator de
afirmação da identidade e excelência de Portugal.
A
campanha ‘Vamos conservar o que é nosso’ constitui um investimento de
mais de 680 mil euros, incluindo todas as iniciativas de comunicação e
promoção, sendo financiada pelos Mar2020, Portugal2020 e União Europeia.
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