Diversidade só porque sim?

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A opinião de Luciana Cani
Diversidade só porque sim?
13 de Agosto de 2020
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Diversidade só porque sim?
Luciana Cani
Diretora Criativa Executiva da AKQA Portland

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Apoiar a diversidade, seja ela de género, de raça ou cultural demanda um compromisso que tem de ir muito além da simples contratação do profissional.


Fazer com que estas pessoas se sintam parte integrante da equipa da empresa é fundamental. Parece óbvio, mas infelizmente não é.

 

Promover a diversidade no ambiente de trabalho significa empenho para alterar o status quo. Este esforço não envolve só o profissional que foi contratado, mas também todo o resto do time. Treinamento e comunicação faz parte do processo.

 

Baseado na minha experiência, trago alguns exemplos sobre diversidade cultural. 

No meu trabalho atual, cada vez que eu sou a única pessoa que não fala japonês envolvida num projeto, eu gero trabalho extra. É preciso ter uma tradutora envolvida no processo e é necessário que me expliquem nuances culturais. Se as pessoas envolvidas não enxergarem o valor que eu entrego em troca, será mais fácil trabalhar sem o meu envolvimento. Por isso é importante que entendam qual é o meu papel ali.

 

Nos Estados Unidos, ouvi a história de uma redatora estrangeira que foi convidada para fazer parte de um projeto grande. No dia da reunião com os clientes, ficou claro porque a tinham chamado para o time. O diretor criativo pediu para que ela falasse algo na reunião porque os clientes apreciavam uma equipa diversa e seria bom “exibir” o sotaque dela. 

 

Ainda nos Estados Unidos, cansei de ouvir histórias de redatores estrangeiros frustrados com o tipo de responsabilidades que recebiam. Não tendo inglês nativo, muitos deles tinham sido contratados pela genialidade das suas ideias e não por demonstrar fluência em inglês. Porém, uma vez na empresa, era exigido destes redatores trabalhos onde craft em copy era fundamental. Gerir talentos assim é uma receita para o fracasso. Nunca entendi porque estes profissionais não eram usados onde eles poderiam realmente adicionar valor: conceituar ideias.

 

Não é suficiente apenas contratar profissionais com experiências diversas. É crucial entender as habilidades que eles podem adicionar à equipa; e ensinar as pessoas que vão trabalhar com estes profissionais como melhor fazer uso destes talentos. 

 

Tenho uma amiga responsável por atrair mais diversidade racial para a empresa que ela trabalha. Recentemente ela ouviu de um candidato: “Eu não quero ser o primeiro negro na sua empresa. Qual é o compromisso com a diversidade racial da sua empresa para além de me contratar?” Tiro o chapéu para esse candidato.

 

Talvez as empresas terão que ser mais desafiadas por profissionais que antes de aceitarem uma colocação onde claramente serão a minoria, questionem o seu papel na equipa e o real compromisso do empregador com o seu sucesso. 

 

É ótimo contratar mais mulheres para a direção de uma empresa desde que elas tenham voz nas decisões. É ótimo atrair mais talento estrangeiro para a equipa, desde que saibam como utilizar as habilidades destes profissionais. É ótimo recrutar mais negros e negras para o ambiente de trabalho, desde que a intenção não seja só para que eles sejam vistos e sim para que possam contribuir e crescer.

 

Se contratar é o único passo dado em promover a diversidade, não haverá uma mudança a longo prazo. As empresas que contratam estes profissionais têm a responsabilidade de ajudá-los a ser bem sucedidos. Nutrir e reter o talento será o único modo de consolidar uma mudança real.



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