Newsletter
Pesquisa
A propósito do Dia Internacional da Cerveja, que se celebra a dois de agosto, a Marktest divulgou uma análise de dados que revela que mais de 58% dos portugueses assumem o hábito de beber cerveja.
O valor representa um universo de mais de 4,1 milhões de portugueses entre os 18 e os 74 anos que dizem ter bebido cerveja nos últimos 12 meses. E boa parte deste consumo acontece de forma regular: entre as pessoas que dizem consumir cerveja, 52% diz fazê-lo pelo menos uma vez por semana. Mais: 25% dos inquiridos diz mesmo beber cerveja habitualmente duas a três vezes por semana e quase 7% assume consumir diariamente.
Na análise por género, os homens surgem em larga maioria entre os consumidores de cerveja, com quase 75% dos inquiridos a assumir ter bebido cerveja nos 12 meses anteriores. Entre as mulheres, essa fasquia baixa para os 43%.
O consumo de cerveja em Portugal é também assumido maioritariamente nas gerações mais velhas, com os inquiridos da geração X (64,4%) e da geração Boomer (65,6%) a apresentarem os valores mais altos na mais recente vaga do estudo. Ainda assim, foi na geração Z que que se registou a maior subida no consumo de cerveja entre 2022 e 2023, com os registos a subirem dos 43,3% para os 53,2% de inquiridos a assumirem este hábito nos 12 meses anteriores. No que respeita ao tipo de cerveja mais bebido pelos portugueses, a cerveja engarrafada é citada por 49,4% dos inquiridos, tanto em casa como fora de casa.
Já a cerveja de pressão com álcool resultou em 45,6%. Distante destes valores surge o consumo de cerveja engarrafada sem álcool, um hábito assumido por 8,1% dos inquiridos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.