
Newsletter
Pesquisa

Num mercado global de padel cada vez mais competitivo, uma marca portuguesa encontrou na cortiça a matéria-prima para se diferenciar. A Cork Padel nasceu em Portugal a partir da experiência de Nicolau Silva, que começou por reparar raquetes de padel e acabou por desenvolver uma raquete própria, e de Pedro Plantier, pioneiro da modalidade em Portugal e um dos primeiros campeões nacionais. Mais tarde, Francisco Leite juntou-se ao projeto, trazendo a sua experiência na área da comunicação e construção de marcas.
O resultado é uma raquete produzida artesanalmente em Fátima, que combina cortiça, materiais de alta performance e um sistema próprio de redução de vibrações. Cada raquete é feita à mão e a marca assume como princípio que não existem duas raquetes exatamente iguais. Mas a Cork Padel deixou de ser apenas uma marca portuguesa de nicho. Atualmente, exporta para dezenas de mercados internacionais e posiciona-se como uma marca premium, apostando na inovação, na produção nacional e numa identidade fortemente ligada a Portugal. Em 2025, a empresa revelava já uma produção de cerca de mil raquetes por mês, com cerca de 70% destinadas à exportação, e presença em mais de 50 países. A estratégia passa agora por crescer sem perder a componente artesanal que está na origem da marca, reforçar a presença internacional e transformar a Cork Padel numa referência global dentro da modalidade. Uma ambição que passa também pela construção de uma comunidade em torno da marca e por novos espaços físicos, como a flagship store, em Lisboa.
Nesta reportagem, Pedro Plantier e Francisco Leite contam como uma ideia nascida entre campos de padel e oficinas de reparação se transformou num negócio internacional e como uma matéria-prima tão portuguesa como a cortiça pode ajudar uma pequena marca nacional a disputar espaço num mercado global.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.