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71% dos consumidores mudou
de marca pelo menos uma vez no decorrer do último ano, segundo um recente
estudo da Salesforce.
Este dado demonstra que as
empresas não deveriam ter por garantida a confiança do cliente. Esta foi sempre
considerada essencial para construir marcas sólidas e resistentes a todo o tipo
de dificuldades. No entanto, parece que a confiança tem vinho a ganhar ainda
mais relevância nos últimos tempos. A conclusão é de um recente estudo global
realizado pela Salesforce, que analisa os comportamentos de um consumidor que
não está disposto a jurar amor eterno a uma marca.
88% dos cerca de 13 mil
consumidores inquiridos acredita que a confiança é mais importante em tempos de
mudança como os atuais. 74% afirma que a comunicação transparente por parte das
marcas é ainda mais crucial do que antes da pandemia.
68% dos consumidores confia
nas marcas que agem em prol do bem estar da sociedade. Um número 9% superior ao
registado em 2020. Por outro lado, 88% dos consumidores considera que as experiências
que as marcas proporcionam aos seus clientes são tão importantes como os seus
produtos e serviços. Um valor que represente um aumento de 18% em relação a
2020.
Ainda que a inteligência
artificial pareça um ponto-chave para permitir que as marcas ofereçam
experiências ainda mais personalizadas, esta tecnologia continua a gerar
dúvidas nos clientes. 84% dos consumidores considera que a inteligência
artificial tanto se presta a uma boa utilização, como a uma má utilização por
parte das empresas. 60% depositaria maior confiança na inteligência artificial
se tivesse um maior controlo sobre a forma como esta é usada.
O consumidor pode atribuir
grande importância à confiança, mas a verdade é que essa confiança também pode
desaparecer rapidamente. 71% dos consumidores mudou de marca pelo menos uma vez
no ano passado, um sinal inequívoco de que as empresas não devem dar como certa
a confiança do cliente.
Dois terços daqueles que
optaram por mudar de marca nos últimos 12 meses fizeram-no porque a alternativa
lhes era mais vantajosa e 58% fizeram-no com base na qualidade.
71% dos consumidores
considera que as marcas são honestas quando falam sobre os seus valores. Em
2020 essa percentagem era 64%. Ainda segundo este estudo, os valores mais
considerados pelos consumidores ao comprar uma determinada marca são a forma
como trata os seus clientes (94%), a forma como trata os seus colaboradores
(85%), as suas práticas de sustentabilidade (78%), e o seu compromisso com a
comunidade (70%).
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