Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020

Pesquisa

Efeito Ronaldo?
Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020
23 de Junho de 2021
Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020
Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020
Ana Gaboleiro
Jornalista
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


"Esta subida da Coca-Cola representa muito aquela frase antiga que ouvíamos "não há má publicidade...há publicidade" e de facto, esta situação com Ronaldo deu um push de notoriedade da Coca-Cola como sponsor do campeonato do EURO2020, subindo à primeira posição e ultrapassando a liderança da Sagres".


É assim que Alexandra Machás, managing director da SCOPEN em Portugal, explica a subida de posição da Coca-Cola no ranking de marcas associadas ao patrocínio do Campeonato da Europa de Futebol em top of mind. 

 

A marca de refrigerantes subiu 31 pontos percentuais do primeiro jogo Portugal-Hungria (onde se encontrava em segundo lugar com 15,5% de score) para o jogo Portugal-Alemanha (onde ascendeu aos 46,6% de score), como se pode ver na tabela abaixo. 

 

A subida deve-se ao momento insólito em que Cristiano Ronaldo retirou duas garrafas de Coca-Cola durante a conferência de imprensa do jogo da Seleção Nacional com a Alemanha.


Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020

Alexandra Machás refere ainda que este ano se assiste a uma menor "confusão" de associações das marcas no patrocínio ao EURO2020 junto do público português. 

 

"O público nacional consegue cada vez mais separar as marcas sponsor da Seleção das marcas sponsor do Campeonato Europeu, onde a Sagres lidera em notoriedade de marcas sponsor da Seleção e a Coca-Cola no Campeonato", refere a responsável da SCOPEN. 


Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020

Outro dado interessante do estudo revela que o TikTok, pela primeira vez patrocinador de um EURO, aparece em terceiro lugar na notoriedade total das marcas sponsor do Europeu, com 28,7%. A Heineken surge em segundo lugar, com 40,2%. 


Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020

No que toca a campanhas, o Continente é o grande vencedor com "Esta Fome de Vencer, Não Pára de Crescer", obtendo uma recordação nesta primeira fase de 47% dos portugueses. Segue-se depois a campanha da Sagres "Portugal Precisa de Ti", com 45%, e a Galp com "O sonho é renovável", com 39%. 

 

O potencial deste tipo de patrocínios no futebol, mas em particular à Seleção Nacional que é dos principais ativos de patrocínios que os seus sponsors têm, aumentou significativamente, apesar das restrições dos fãs de futebol e das seleções em celebrarem os jogos nos estádios. 

 

Em 2019, 67% era o valor nacional de pessoas que seguiam com algum interesse os Jogos da Seleção e em 2020 desce para 62% ainda que se mantenha um valor elevado de cobertura nacional. Em 2021, o interesse em seguir os jogos da Seleção sobe para 84% dos portugueses e nos que têm elevado interesse em futebol em geral, o nível de interesse já era de 97%. 


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Coca-Cola em primeiro lugar no ranking das marcas patrocinadoras do Euro 2020

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile