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"Esta subida da Coca-Cola representa muito
aquela frase antiga que ouvíamos "não há má publicidade...há
publicidade" e de facto, esta situação com Ronaldo deu um push de
notoriedade da Coca-Cola como sponsor do campeonato do EURO2020, subindo à
primeira posição e ultrapassando a liderança da Sagres".
É assim que Alexandra Machás, managing director da SCOPEN em Portugal, explica
a subida de posição da Coca-Cola no ranking de marcas associadas ao patrocínio
do Campeonato da Europa de Futebol em top of mind.
A
marca de refrigerantes subiu 31 pontos percentuais do primeiro jogo
Portugal-Hungria (onde se encontrava em segundo lugar com 15,5% de score) para
o jogo Portugal-Alemanha (onde ascendeu aos 46,6% de score), como se pode ver
na tabela abaixo.
A subida deve-se ao momento insólito em que Cristiano Ronaldo retirou
duas garrafas de Coca-Cola durante a conferência de imprensa do jogo da Seleção
Nacional com a Alemanha.
Alexandra
Machás refere ainda que este ano se assiste a uma menor "confusão" de
associações das marcas no patrocínio ao EURO2020 junto do público
português.
"O
público nacional consegue cada vez mais separar as marcas sponsor da Seleção
das marcas sponsor do Campeonato Europeu, onde a Sagres lidera em notoriedade
de marcas sponsor da Seleção e a Coca-Cola no Campeonato", refere a
responsável da SCOPEN.
Outro
dado interessante do estudo revela que o TikTok, pela primeira vez patrocinador
de um EURO, aparece em terceiro lugar na notoriedade total das marcas sponsor
do Europeu, com 28,7%. A Heineken surge em segundo lugar, com 40,2%.
No
que toca a campanhas, o Continente é o grande vencedor com "Esta Fome de
Vencer, Não Pára de Crescer", obtendo uma recordação nesta primeira fase
de 47% dos portugueses. Segue-se depois a campanha da Sagres "Portugal
Precisa de Ti", com 45%, e a Galp com "O sonho é renovável", com
39%.
O
potencial deste tipo de patrocínios no futebol, mas em particular à Seleção
Nacional que é dos principais ativos de patrocínios que os seus sponsors têm,
aumentou significativamente, apesar das restrições dos fãs de futebol e das
seleções em celebrarem os jogos nos estádios.
Em
2019, 67% era o valor nacional de pessoas que seguiam com algum interesse os
Jogos da Seleção e em 2020 desce para 62% ainda que se mantenha um valor
elevado de cobertura nacional. Em 2021, o interesse em seguir os jogos da
Seleção sobe para 84% dos portugueses e nos que têm elevado interesse em
futebol em geral, o nível de interesse já era de 97%.
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