Campanha da estante da IKEA posiciona marca no top das mais recordadas

Pesquisa

Marktest
Campanha da estante da IKEA posiciona marca no top das mais recordadas
6 de Fevereiro de 2024
Campanha da estante da IKEA posiciona marca no top das mais recordadas
Campanha da estante da IKEA posiciona marca no top das mais recordadas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Campanha da estante da IKEA posiciona marca no top das mais recordadas
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital
Pub
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois da Publicidade
Pub
Pub dentro artigoPub dentro artigo

No fim do mês passado a marca sueca de mobiliário IKEA lançou uma campanha de outdoors que rapidamente captou a atenção dos portugueses. Começou nas ruas, mas rapidamente se tornou um trending topic nas mais diversas redes sociais.


A campanha, que conta com a criatividade da agência Uzina, era uma crítica clara à atualidade política e ao ambiente pré-eleitoral que se vive no país. Suscitou múltiplas reações e notícias, originando até um aceso debate sobre a existência, ou não, de ‘limites’ ao humor e à comunicação comercial.


Segundo um comunicado que a Marktest enviou hoje às redações, o buzz criado à volta da campanha colocou a marca IKEA numa boa posição da recordação publicitária em Portugal.


De acordo com os resultados da quarta semana de janeiro do indicador de recordação de publicidade genérica trabalhado pela Marktest, a marca IKEA conseguiu pela primeira vez, desde a sua entrada no mercado português, um lugar no Top5 semanal de marcas mais recordadas.


O indicador trabalhado através do estudo regular “Tracking Genérica” revela que, na semana de lançamento da nova campanha, a IKEA subiu 61 posições face à semana anterior, atingindo o 4.º lugar do ranking de marcas com maior recordação.


A marca sueca conseguiu assim o feito de furar pela primeira vez, com esta campanha, um top de notoriedade e recordação que tem sido ocupado de forma consistente pelas três principais operadoras de telecomunicações (Vodafone, Meo e NOS), por insígnias de distribuição alimentar como o Continente, Lidl e Pingo Doce, ou por marcas como a Worten e a Nike, afirma a Marktest no mesmo comunicado.


“Para perceber ainda melhor o efeito desta campanha na notoriedade e recordação da IKEA, refira-se que no histórico de presença da marca em Portugal, a melhor posição jamais ocupada neste estudo ao longo de um ano inteiro foi um 17.º lugar. E em 2023 a marca ocupou o 47.º lugar no ranking global de marcas mais recordadas pelos portugueses” – lê-se ainda no comunicado.


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Campanha da estante da IKEA posiciona marca no top das mais recordadas

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Campanha da estante da IKEA posiciona marca no top das mais recordadas

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile