Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
2020 vai ficar para a história como o ano que mudou o tom da
publicidade.
Nunca como antes ouvimos tanto falar em propósito, valores, ações,
comunidade. Foi preciso através da publicidade passar mensagens
inspiradoras mas acima de tudo de esperança num amanhã melhor. 2020
é o ano da transformação e que nos obrigou a refletir e a mudar
perspetivas de futuro. De uma maneira ou de outra, este foi o ano que
deixou marcas, e as marcas deixaram recordações em nós. É por
isso que olhamos para as campanhas que mais nos marcaram em 2020 com
a esperança de que sejam apenas isso, recordações de um ano
desafiante.
Fernando Paula – Diretor Editorial Imagens de Marca
Foi
um ano atípico pata todos nós. Ninguém vai esquecer este 2020 e
queremos muito acreditar que 2021 será melhor. Para mim,
pessoalmente, vejo este ano como uma nova partida, uma nova etapa ou
recomeço. Não gosto nada de expor a minha vida pessoal mas o
orgulho fala mais alto e por isso, a campanha que mais me marcou, não
foi tanto pelo lado emotivo do combate à Covid, como tantas
campanhas, ou o recurso ao humor ou à emotividade.
Acho
que esta campanha é para mim a do ano pela forma como a mensagem me
afeta diretamente, e por saber que contribui para as mais de 135
milhões de razões (nascimentos contabilizados a nível global a dia
18 de dezembro) para encarar 2020 com otimismo, pensado já num 2021.
Agora, é seguir em frente!
Marco Silva – Coordenador Digital Imagens de Marca
Não
consigo apontar uma campanha do ano, mas sim duas. A campanha do
Turismo de Portugal “Visita Portugal” é uma das minhas escolhas
pelo impacto que teve. Apesar de ser visualmente forte e mostrar um
país lindo e vazio, que é o nosso, foi o contexto em que foi para o
ar. As imagens de um Portugal de cortar a respiração a entrarem-nos
pela a casa adentro num contexto de confinamento, e que convidava os
portugueses a encherem aquelas imagens de vida, com a sua vida, passa
uma ideia de união e amor por nós e pelo que é nosso que considero
que é necessário neste contexto que atravessamos. Este ano não
viajámos para fora, ficámos todos em Portugal, onde era preciso que
ficássemos.
E
apesar de no Imagens de Marca, todos os dias, acompanharmos muita
atualidade e criatividade internacional a minha segunda escolha
também é uma campanha portuguesa. A Vodafone Portugal, nos últimos
anos, tem conseguido comunicar na época festiva com mensagens que a
todos nos dizem muito, e este ano não foi exceção. A marca de
telecomunicações resolveu homenagear os profissionais da linha da
frente numa campanha emotiva com o mote ‘É Natal sempre que damos
aos outros o amor que temos pelos nossos’ e é um retrato daqueles
que nunca tiveram o privilégio de ficar em casa em teletrabalho e
que não vacilaram perante o medo que todos sentimos.
Francisco Branco – Jornalista Imagens de Marca
Foram
várias as campanhas que me marcaram neste ano tão difícil, mas a
minha escolha recai sem dúvida no filme “Andrà tutto Bene”, do
músico Cristóvam, e realizado por Pedro Varela. A mensagem de
esperança transmitida na altura do confinamento de março e abril
tocou o coração de milhares de pessoas um pouco por todo o mundo e
o meu não foi exceção. Trata-se de um vídeo que homenageava a
luta inglória que se travava nos hospitais italianos e o isolamento
social que começava a ser uma realidade por toda a europa. Este
filme ajudou-me a fazer também uma reflexão sobre este período
único que ainda estamos a viver. 2020 foi um ano em que, apesar de
todas as dificuldades, redescobrimos valores como confiança,
empatia, solidariedade e união. Uma aprendizagem que levarei
certamente comigo para o resto da minha vida.
Ana Gaboleiro – Jornalista Imagens de Marca
2020 não teve nada de bonito, nem de glamour, nem de futuro. Mas
2020 foi também o ano em que me conheci melhor. Tal como muitos
pais, tive de ser mãe de uma criança de 1 ano a tempo inteiro, e
profissional a tempo inteiro numa área que foi também guerreira
nesta batalha. Pelo meio uma pandemia que trazia incertezas, medo,
dúvidas. 2020 foi o ano em que percebi o que realmente importa na
vida. Em que tive a “coragem” de me dizer a mim própria o quanto
sou boa mãe e boa profissional, sem medos.
Pode parecer que
nada tem a ver com a campanha que mais marcou. Mas tem tudo. Porque
2020 foi o ano em que a coragem se tornou bonita. Em que a beleza é
ter coragem. Porque o medo não pode ser mais forte que o amor. E o
amor anda de mãos dadas com a coragem. Afinal 2020 teve muito de
bonito. Pelo menos deixou as marcas do amor. Do amor de quem cuida de
nós.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.