ghost image socials
A opinião de Luciana Cani
Arigato gozaimasu!
7 de Julho de 2021
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Arigato gozaimasu!
Luciana Cani
Executive Creative Director da Saatchi Tokyo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Na semana passada, ao sair de uma casa de chá que fica no andar superior de um antigo edifício em Tóquio, o dono do estabelecimento acompanhou-me escada abaixo até a calçada.


A sua intenção era dizer mais uma vez “arigato gozaimasu” (muito obrigado) enquanto fazia uma última reverência. Quem já teve a oportunidade de vir ao Japão, sabe que é comum ter uma experiência assim ao sair de estabelecimentos comerciais.

 

Antes de iniciar uma refeição, os japoneses colocam as duas mãos juntas e dizem: “Itadakimasu”, que significa “eu humildemente recebo esta comida”. É um modo de reconhecer todo o processo que tornou possível aquela refeição. Já no final da mesma, eles dizem “Gochisousamadeshita”, que significa “obrigado por preparar essa refeição”.

 

No ambiente de trabalho, depois de um projeto ou uma reunião, é muito comum ouvir uma troca de “Otsukaresama” que significa muito mais do que um simples obrigado. A tradução não é tão direta porque o japonês encontrou um modo sucinto de dizer muito com uma só palavra. Em português seria um reconhecimento pelo empenho dedicado.

 

No Japão demonstrar apreciação é algo natural. Isso faz-me pensar o quanto nós, ocidentais, cultivamos este comportamento, especialmente no ambiente de trabalho.

 

Segundo uma pesquisa conduzida pela Reward Gateway, 75% dos colaboradores americanos disseram que se sentiriam mais motivados e ambiente da empresa melhoraria se recebessem obrigado mais frequentemente.

 

Desenvolver uma cultura que promove e incentiva o reconhecimento faz com que os colaboradores se sintam valorizados e mais facilmente realizados.

 

É muito comum um líder reconhecer quando um time ganha um novo cliente ou cumpre uma meta. Mas tão importante quanto aplaudir um time quando este alcança um objetivo, é apreciar o esforço empregado durante o processo para lá chegar. Algo simples como notar que alguém fez algo bem feito e simplesmente destacar isso naquele momento. Não é preciso esperar a reunião de performance anual da empresa para dizer a esse colaborador que o desempenho dele é muito bom.

 

Vou mais além, é preciso também reconhecer o esforço aplicado quando o resultado alcançado não é o desejado. Nestes casos, reconhecimento pode fazer a diferença entre um time devastado emocionalmente ou motivado para iniciar um inevitável próximo desafio.

 

É interessante também incentivar colaboradores do mesmo nível de hierarquia a apreciarem o trabalho um do outro. Quando integrei a equipa da Saatchi&Saatchi em Tóquio notei que existiam cartões empilhados numa mesa. Estes eram feitos para que as pessoas pudessem enviar uma nota de agradecimento aos seus pares. Essa ideia gerava um efeito em cadeia, porque assim que um colaborador recebesse o seu primeiro cartão, ele passava a observar melhor e destacar quando outros também tinham uma boa performance.

 

Laura Trice reforça na sua palestra no TED “Remember to say thank you” que todos nós poderíamos dizer obrigado um pouco mais frequentemente. Eu não poderia concordar mais.

 

Num mundo onde estamos todos lidando com muitas tarefas ao mesmo tempo, tentando atingir grandes metas em deadlines cada vez mais curtos, um inesperado obrigado tem o poder de nos assegurar que estamos no caminho certo. É um simples modo de tornar o nosso dia-a-dia e o dos outros um pouco mais gentil e humano.

 

Muito obrigada por ler este artigo!

 


Artigos Relacionados

Sustainable Destination
15 de Julho de 2021
Destino Sustentável
Sábado e domingo, SIC Notícias
15 de Julho de 2021
Pessoas & Lugares
Afirmam que prejudica relações pessoais
14 de Julho de 2021
Pessoas & Lugares

fechar

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.