Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
A Amazon refere que esta medida
pretende evitar a ocorrência de fugas de dados dos clientes da empresa.
A Amazon tem planos para monitorizar
os movimentos do rato e os toques no teclado feitos pelos funcionários que trabalham
no apoio ao cliente. Em causa está uma medida que pretende impedir que trabalhadores
desonestos e, eventualmente, hackers acedam aos dados dos clientes da empresa, de
acordo com um documento confidencial a que a Motherboard teve acesso.
Apesar desse mesmo documento
informar que a Amazon considerou implementar uma solução capaz de monitorizar
todas as ações dos seus funcionários, a ferramenta pela qual a empresa deverá
optar não foi desenhada para registar exatamente o que eles escrevem ou para
monitorizar as suas comunicações.
Em vez disso, o sistema escolhido
é capaz de gerar um perfil que analisa os movimentos do teclado e do rato
usados pelo trabalhador, verificando continuamente se é sempre a mesma pessoa a
ter o controlo sobre a conta do trabalhador. Algo que pretende detetar as ações
de hackers ou impostores que estejam a tentar roubar dados dos clientes da
Amazon.
Para fazer esta monitorização, a Amazon
deverá recorrer às ferramentas de licenciamento de uma empresa chamada
BehavioSec, que recorre a um sistema de biometria comportamental capaz de fazer
esse mesmo controlo.
O mesmo documento refere dá ainda
conhecimento da existência de vários casos concretos em que foram roubados
dados de clientes da Amazon. "Temos uma falha de segurança porque não
dispomos de um mecanismo fiável para verificar se os utilizadores são quem
afirmam ser", lê-se no mesmo documento, citado pela Motherboard.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.