A Grande Demissão

Pesquisa

A opinião de Luciana Cani
A Grande Demissão
4 de Fevereiro de 2022
A Grande Demissão
A Grande Demissão
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A Grande Demissão
Luciana Cani
Diretora Criativa Executiva da AKQA Portland

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Nos Estados Unidos, 4.5 milhões de trabalhadores deixaram os seus postos em novembro do ano passado. Os setores mais afetados foram os de serviço de hospedagem, alimentação, cuidados de saúde, assistência social, transporte e armazenagem. Essa realidade já é conhecida como  “The Great Resignation” ou “A Grande Demissão”.


A ajuda financeira oferecida pelo governo durante a fase crítica da pandemia, permitiu que muitos destes profissionais pudessem repensar as suas escolhas e oportunidades de uma carreira melhor. Em muitos casos, o salário baixo, a carga horária pesada, a eminência de burnout e um descontentamento com o empregador, fizeram com que mais e mais pessoas optassem por ficar fora da força de trabalho. A “Grande Demissão” irá comprometer o futuro de empresas abusivas ou mesmo daquelas que simplesmente não colocarem os interesses do colaborador no centro das suas decisões.

 

No meio dessa grande dificuldade em recrutar pessoas, a Amazon sinalizou uma importante mudança no seu foco estratégico, onde pela primeira vez o colaborador virou prioridade. Uma mudança radical de “Earth’s Most Customer-Centric Company” para “Earth’s Best Employer”.


Outras empresas gigantes como a Target e o Walmart estão oferecendo benefícios extras para colaboradores, um exemplo é a ajuda com o pagamento de mensalidades universitárias.

 

Já na nossa indústria, percebo uma gradual dificuldade de atrair e reter os melhores profissionais. Não é um problema que se iniciou na pandemia, mas que certamente agravou-se durante a mesma.

 

As novas gerações já apresentavam uma outra atitude no que diz respeito ao trabalho. Mais confortáveis em tomar riscos, uma carreira estável não é a prioridade dessa geração e definitivamente o trabalho não pode ser um obstáculo para as outras diversas áreas de interesse.


Soma-se a isso uma pandemia que trouxe muitos questionamentos e uma crise existencial generalizada. As pessoas começaram a reavaliar o peso do trabalho em suas vidas, desencadeando assim um senso de urgência para assumir o controle de suas carreiras.


O trabalho remoto abriu uma possibilidade de maior liberdade, fazendo com que uma grande parte dos profissionais optassem por contrato por projeto ao invés de um trabalho permanente. Claramente fazendo uma escolha de priorizar o tempo ao invés da estabilidade financeira. 

 

Assim, não só passou a ser difícil contratar novos talentos, mas também reter os que ali já estavam. 

 

Temos todos que repensar as estratégias para ter acesso aos melhores profissionais. No nosso caso, onde trabalho remoto é possível, flexibilidade é fundamental. Diversidade, equidade e inclusão também são pontos que poderão atrair ou espantar as novas contratações. 

 

Ao mesmo tempo que vivo um lado difícil dessa questão, de quem tem que contratar e atrair talentos, me entusiasmo em ver como o profissional ganhou espaço e voz no mercado de trabalho. É um passo tão significativo que vai mudar para sempre a relação entre colaborador e empregador.

 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

A Grande Demissão

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

A Grande Demissão

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile