Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
Nos últimos anos a chamada
cultura de cancelamento converteu-se num fenómeno que inquieta muitas pessoas,
mas também as marcas. A conclusão é de um recente estudo realizado nos Estados
Unidos pela Forrester.
57% dos responsáveis de marketing inquiridos neste estudo
acredita que a cultura de cancelamento e os possíveis boicotes associados a ela
não têm qualquer impacto nas vendas das marcas às quais prestam os seus
serviços. No mesmo sentido, 59% dos marketeers estima que este fenómeno não irá
afetar as suas empresas.
“Temos observado que a cultura do cancelamento tem muito
mais impacto nas marcas pessoais do que nas marcas corporativas. Indivíduos e
não tantas empresas são suscetíveis à fúria ligada à cultura de cancelamento”,
afrima Mike Proulx, vice-presidente e diretor de pesquisa da Forrester, no blog
desta empresa especializada em estudos de mercado. Por isso, e também de acordo
com a Forrester, nem sempre as empresas são imunes aos efeitos da cultura do
cancelamento.
A Forrester define a cultura de cancelamento como “uma
campanha pública, disseminada através das redes sociais, para responsabilizar
uma empresa em relação às consequências decorrentes dos seus erros”. Segundo a
consultora, 55% dos consumidores adultos está disposto a boicotar uma
organização se a empresa em questão tiver práticas incorretas do ponto de vista
ético. 53% não teria também qualquer problema em cancelar as empresas que não
tratam de forma adequada os seus colaboradores.
Ainda assim, 41% dos consumidores afirma que consideraria
voltar a “refugiar-se” nos braços de uma marca se esta emitisse publicamente
uma desculpa ou admitisse os seus erros.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Empower Brands Channel.