Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
"É
notória a evolução das marcas, e consequentemente das agências,
no sentido de tornarem o seu trabalho mais relevante no dia a dia das
sociedades e, desse modo, assumirem um papel fundamental no futuro
das próximas gerações."
Num
dos momentos mais difíceis da história recente do mundo, dominado
por uma pandemia que veio mudar, para pior, a vida de todos, a edição
2021 do Festival de Cannes Lions veio confirmar que, cada vez mais, a
criatividade está de mãos dadas com as causas que importam e que a
responsabilidade social é não apenas uma prioridade crescente para
as marcas como para toda a indústria da comunicação. Chegou-se a
um ponto de não retorno. E, diga-se, ainda bem!
Esta
foi, talvez, a principal conclusão a retirar do maior evento de
criatividade do planeta, que reúne os maiores especialistas das mais
variadas geografias, e é a confirmação de um trabalho que vem
sendo desenvolvido, ainda com maior afinco ao longo dos últimos
anos, por marcas e agências.
Após
um ano de interrupção, devido à Covid-19, assistiu-se a uma
predominância de cases, campanhas e debates alinhados com temas
fraturantes, causas sociais da maior importância e que dominam a
atualidade mediática no mundo inteiro, alguns das quais até
políticos. Os principais prémios entregues este ano em Cannes foram
para campanhas que se referem a tópicos tão diferentes como o
incentivo à transformação da produção orgânica na agricultura
americana para mitigar as consequências das alterações climáticas
(“Contract for Change”); a necessidade de quebrar barreiras
ideológicas em países como o Líbano no que concerne ao corpo da
mulher, incentivando que estas, através do toque / apalpadela,
estejam atentas aos primeiros sinais de cancro da mama (“Bread
Exam”; ou ao problema dos milhões de crianças paquistanesas que,
por não terem acesso a uma simples certidão de nascimento, lhes
veem negados alguns dos seus direitos mais básicos (“Naming the
Invisible”).
Outros
dois exemplos da adesão dos vários protagonistas da indústria a
causas sociais fraturantes (não diretamente ligados a Cannes) são
os seguintes: i) a propósito do trágico falecimento de George
Floyd, em 2020, várias marcas fizeram questão de se associarem ao
movimento #blacklivesmatter com diferentes ações criadas com o
propósito de chamar a atenção para o problema global do racismo;
ii) outro dos temas é ainda mais recente e prende-se com um dos
maiores acontecimentos desportivos do ano – o Euro’2020. A forma
como as marcas patrocinadoras assumiram as cores da bandeira LGBTI+,
tendo até gerado respostas menos simpáticas por parte de algumas
das nações organizadoras, evidencia bem a forma como as marcas se
aliam a causas que outrora poderiam ser encaradas como prejudiciais
para a sua reputação.
É
notória a evolução das marcas, e consequentemente das agências,
no sentido de tornarem o seu trabalho mais relevante no dia a dia das
sociedades e, desse modo, assumirem um papel fundamental no futuro
das próximas gerações. Qual o legado dos nossos projetos e
campanhas de comunicação? Qual a mensagem a reter para o futuro?
Qual o impacto positivo que somos capazes de devolver ao planeta?
Estas
são algumas das principais questões que nos ficam após a última
edição do Festival de Cannes Lions e que na Mediabrands há algum
tempo norteiam a nossa conduta. Mais do que termos na estrutura um
Chief Diversity Officer, por acreditarmos muito na importância da
função, comprometemo-nos recentemente com um código de conduta que
nos irá permitir atingir metas de redução da pegada ambiental do
nosso negócio.
Por
tudo isto, e se não o era até aqui, parece-me por demais evidente
que estamos todos no mesmo barco e que, mais ainda, nos encontramos
num autêntico ponto de não retorno. E, tal como comecei por
afirmar, ainda bem.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.