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O
Lidl selecionou 46 artigos regionais de 35 novos produtores, de norte a sul do
país, através da iniciativa "Da Minha Terra". A partir de 3 de maio,
os produtos estarão à venda nas mais de 260 lojas Lidl sendo para alguns destes
produtores um momento fundamental para fazer face os desafios lançados pela
pandemia aos seus negócios.
A
iniciativa lançada no final de setembro do ano passado em contexto de pandemia,
e que o Imagens de Marca teve oportunidade de acompanhar, pretendia apoiar os
produtores portugueses e alargar a rede de fornecedores nacionais da cadeia de
supermercados, através da integração nas áreas de Charcutaria, Queijos,
Doces e Bolos Secos.
Todos os produtos que
integram o sortido na sequência desta iniciativa serão comercializados com a
chancela ‘Da Minha Terra’, e estarão disponíveis em áreas específicas nas lojas
Lidl, de acordo com as necessidades de conservação do produto em questão. A
marca e nome do produtor são mantidos, como forma de dar a conhecer os produtos
do fornecedor e potenciar o seu negócio. Adicionalmente, alguns dos 35
produtores selecionados, irão ainda fornecer algumas marcas próprias do Lidl
como Fumadinho e Terra do Vento, e integrar ações pontuais. Sob esta chancela
estarão também produtos de outros 14 fornecedores nacionais com os quais o Lidl
já trabalhava.
Queijadas de Serpa,
Bolo de Mel de Cana da Madeira, Chouriço de Elvas, Queijo de Cabra Curado de
Trás-os-Montes, Doce Tradicional de Pêssego da Cova da Beira IGP, Ovos Moles de
Aveiro ou Folar de Olhão, são alguns dos produtos que os clientes Lidl poderão
conhecer, a partir de maio.
O apoio à produção
nacional é algo estrutural para o Lidl, assim como a garantia de um trabalho de
proximidade com os seus fornecedores e produtores nacionais, privilegiando
parcerias de longo prazo. Só no ano fiscal de 2019, o Lidl refere em comunicado
ter ajudado a exportar 228 produtos nacionais no valor de cerca de 150 milhões
de euros, impulsionando as vendas de 85 fornecedores e, no seu ano fiscal de
2020, aumentou 12% em valor as compras a produtores nacionais, face ao ano
anterior.
“Num momento
particularmente difícil como este, provocado pela pandemia, sentimos uma
responsabilidade ainda maior em apoiar os produtores nacionais e por isso,
demos mais um passo nesse sentido ao lançar este projeto “Da Minha
Terra”. O responsável adianta ainda que “As candidaturas superaram
largamente as nossas expectativas, em quantidade e qualidade, e não foi fácil
selecionar os novos fornecedores que passam a integrar a nossa rede. Mas
acreditamos ter chegado a um bom compromisso, que leva a máxima qualidade ao
melhor preço até aos nossos clientes”, refere às redações Bruno Pereira,
administrador de compras do Lidl Portugal .
A rede de retalho
refere ainda que, em apenas um mês, esta iniciativa reuniu um total de 180
candidaturas tendo sido selecionados cerca de 70 produtores que, por cumprirem
os critérios pré-definidos e revelarem potencial dos produtos propostos, foram
convidados a apresentar os seus produtos de forma presencial num formato
de pitch. Após este momento, seguiu-se o teste e degustação dos produtos,
bem como uma avaliação pormenorizada das potencialidades de cada produtor e
respetivos artigos, chegando-se aos 46 artigos regionais selecionados, de 35
novos fornecedores.
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