2022 - Como fazer um plano de marketing robusto?

Pesquisa

A opinião de Hugo Oliveira
2022 - Como fazer um plano de marketing robusto?
20 de Janeiro de 2022
2022 - Como fazer um plano de marketing robusto?
2022 - Como fazer um plano de marketing robusto?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
2022 - Como fazer um plano de marketing robusto?

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Estamos em janeiro de 2022 e para quem gosta de ter tudo organizado e a tempo, está na altura de desenhar o Plano de Marketing e o respetivo orçamento. Como eu, creio que há muitas pessoas a tentar fazer o mesmo e de certeza que devem ter poucas certezas.


Como diretor de marketing é crucial estar em sintonia e alinhado com os objetivos, missão e posicionamento da sua empresa. Conceber uma boa estratégia para atingir resultados não é tarefa fácil. Além de perceber de marketing, hoje em dia é preciso ter uma capacidade tecnológica que não está ao alcance de todos. É preciso entender de CRM, bases de dados, programação básica/lógica, de plataformas de email marketing, inbound, vídeo, etc, etc. em cima disto, conseguir ter empatia sobre o nosso target, ser criativo, e ter paixão.


Os planos de marketing devem estar assentes em alicerces bem sólidos e em estratégias de longa duração. Raramente se atingem objetivos duradouros com medidas ad-hoc, e talvez por isso, seja necessário analisar se temos as ferramentas e a estratégia certa para conseguir trabalhar de forma consistente. Sendo assim, será que a sua empresa está preparada? No meu caso, o departamento de marketing iniciou um processo de transformação no fim de 2017, que “terminou” no primeiro trimestre de 2019, e essa mudança foi fundamental para encarar 2020 e 2021 com mais flexibilidade e criatividade.


Quando chegou a pandemia, foi o momento certo para perceber se tudo estava alinhado para enfrentar o futuro (presente?), e por isso o ano de 2020 serviu para analisar a performance e “arrumar a casa”. Foi o momento certo para limpar bases de dados, rever processos de trabalho e investir tempo a estudar (vezes sem conta) a melhor forma de comunicar. Além disso, foi o momento de experimentar tudo, com rapidez e processos agile com curtos períodos de iteração. Devido aos processos e plataformas implementadas no passado, foi relativamente fácil lançar campanhas adaptadas à Covid-19 em tempo recorde, e analisar constantemente as respetivas performances/métricas. Tivemos alguns sucessos e falhas, mas fomos adaptando (flexibilidade) e criando novos conteúdos (criatividade).


Entretanto, no ano 2021 chega alguma esperança sobre a situação pandémica, e com algumas lições aprendidas, mas ainda com muitas variáveis externas incontroláveis. Continuávamos em dúvida em relação à realização de eventos (algo importante na minha área) e como consequência uma necessidade de otimizar (ainda mais) a comunicação digital. Apesar do plano de marketing de 2021 ter sido concebido de forma a conseguir adaptar-se a novas situações numa base trimestral, os dados e métricas indicavam informação que nos levaram a mudanças mais rápidas. E isso foi conseguido na maior parte das vezes.


A forma como fomos respondendo e adaptando as nossas ações com relativa facilidade é para mim uma prova que a mudança iniciada em 2017 teve resultados positivos e que é necessário ter uma estratégia com bases sólidas. Pode ter sido uma coincidência, mas 2020 e 2021 tiveram os resultados esperados, e o departamento de marketing conseguiu gerar negócio relevante.


Em suma, se nos últimos dois anos a sua empresa conseguiu atingir os objetivos de vendas e se o marketing teve um papel preponderante nestes resultados, já é meio caminho para conseguir atingir os seus objetivos em 2022. No entanto não é o momento de baixar as defesas. O mundo não parou e de certeza que ainda vão aparecer novos desafios.


Num momento em que muitos de nós continua em teletrabalho, temos que criar bom Email Marketing. Esse formato “cheio de pó” que muitas vezes é desconsiderado com argumentos tipo “as pessoas já têm as suas caixas de correio cheias”. Isto até pode ser verdade, mas o problema não é o formato em si, mas a forma como o conteúdo e os processos de automação são desenhados. É preciso recordar que o email ainda é a ferramenta principal de comunicação em muitos negócios (especialmente B2B) e se o conteúdo for bem feito e relevante, não há nenhuma razão para ser ignorado.


Para atingir bons resultados, olhe para o seu programa de email marketing como se nunca o tivesse visto antes e tente entender


· Qual é a sua estratégia de aquisição/captura de leads

· Emails de bem-vindo/onboarding

· Os e-mails promocionais

· Como estão os processos de automação

· Política de opt-out.


De seguida, reveja a forma como estes pontos são executados de acordo com os seus KPI's, mantendo métricas distintas para cada um. Estão a subir ou a descer? Entregaram como esperado? Há um fluxo constante de endereços de e-mail válidos? Que mensagens são mais significativas e relevantes para atrair e reter clientes? Consegue medir o sucesso e retorno financeiro do seu programa de e-mail? Será que o conteúdo criativo está atualizado e alinhado com a sua marca?


Depois desta análise é preciso elaborar uma lista de coisas que precisa de fazer para corrigir lacunas, erros ou inconsistências nestes programas. Classifique-os em três grupos:


· Vitórias rápidas: Pontos que pode fazer rapidamente, como corrigir textos, ligações (links) “partidos” ou incorretos, data do footer, horas de funcionamento ou informações de contacto e políticas da empresa desatualizadas.


· Objetivos a curto prazo: estes levarão um pouco mais de tempo, talvez um mês ou mais. Podem incluir pedidos de atualizações tecnológicas ou base de dados, atualizações de design, ou algo que exija processos de aprovação.


· Objetivos a longo prazo: São planos de um ano que necessitam de grandes mudanças para serem realizados, como novas integrações, mudanças do modelo de dados… e aí vai necessitar de muito planeamento, aprovações, reuniões, e algumas batalhas duras. Escolha bem a ordem de execução para estes planos para que os possa ir “limpando” da sua to-do list.

 

Depois de ter tudo organizado está na altura de aplicar o processo de mudança e respetiva operacionalização. É fundamental conseguir tirar do departamento de marketing trabalho de suporte. Seja para outros departamentos (design) ou para uma agência, ter alguém de fora a fazer “trabalho de sapa” ajuda-nos a manter o foco do nosso trabalho. Vamos precisar de ajuda em implementações técnicas, programáticas e de design, o que nos poupará muito tempo de descoberta a elaborar o trabalho de campo adiantado. Os seus colegas ou parceiros podem ver os seus problemas, as minhas prioridades e o que preveem para atingir os objetivos de curto e longo prazo.

 

Vamos certamente beneficiar da inovação acelerada através da capacitação dos colegas e parceiros.


Mas de que serve tudo isto se não pudermos medir? Apesar de ter adotado trabalhar com OKRs (Objective Key Results) para uma melhor correlação entre Objetivos e Resultados, na verdade tudo se irá resumir a KPIs.


É preciso ter cuidado na forma como analisamos os nossos Dashboards. Há uma tendência para simplificar, talvez para obter uma visão geral do nosso departamento e poder apresentá-lo à empresa, mas isto não nos irá ajudar no nosso trabalho. Até podemos ter a versão simplificada, mas dentro do departamento de marketing cada programa fundamental deve ter os seus próprios KPI's, processo de rastreio e revisão para que se possa analisar os resultados ao longo do tempo. Apenas esta divisão de resultados pode revelar fragilidades e dar-nos a capacidade de tomar medidas para alterar a sua performance.


Mas não é fácil lidar com problemas de bloqueio. Depois de analisar os KPIs e fazer alterações é preciso esperar e ir revendo as métricas ao longo do tempo. Reveja as novas estatísticas todas as semanas ou mesmo todos os dias e tenha cuidado com as flutuações de desempenho. Pode falhar um dia e ter sucesso no outro.


Tente adotar novas métricas, algo que sempre quis medir, mas ainda não o fez. Por exemplo, será que a nova política de privacidade da Apple está a afetar o seu desempenho ao ponto de o conseguir medir. E será que esta mudança está a ser refletida na análise e estratégia?


Reveja os seus KPI's. Aproveite este mês para rever o que quer medir e comece a olhar para as métricas que realmente importam.


Em suma, janeiro deverá marcar um novo começo para quem trabalha em marketing, e confesso que devo estar tão exausto como todos os que trabalham nesta área. Estamos todos a tentar encontrar uma vitória sempre que possível e algo que aprendemos nos últimos anos é que, independentemente do que a vida que nos atire, podemos lidar com isso se trabalharmos juntos sistematicamente e nos apoiarmos nos membros da nossa equipa.


2022 vai ser mais um ano louco, e espero sinceramente que todos possamos atingir sucesso! Faça um plano, arranje forma de o medir e mãos à obra.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

2022 - Como fazer um plano de marketing robusto?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

2022 - Como fazer um plano de marketing robusto?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile