Newsletter
Pesquisa
Para assinalar os 15 anos do Imagens de Marca fomos ao nosso arquivo recuperar as reportagens dos primeiros programas. Demos connosco a recordar nomes que na época se destacavam na publicidade e no marketing. João Wengorovius, presidente da agência criativa BBDO e cujas campanhas acompanhámos várias vezes, fazendo os nossos primeiros making ofs, foi entrevistado no nosso programa de estreia. Hoje mantém ainda uma ligação ao mundo das marcas através da Wengorovius & Bidarra, empresa de consultoria que criou em 2012. Tem há muito anos uma paixão pela cozinha que o levou a tirar um curso na escola do famoso Chef Alain Ducasse e a viajar ao longo de 4 anos pelo mundo inteiro em busca da visão criativa dos mais famosos Chefs de cozinha, chama-se “We Chefs” e pode conhecer melhor esta obra aqui.
Vera Nobre da Costa era, em 2004, a figura feminina que liderava no meio criativo, ocupando a cadeira da presidência da McCann Portugal. Com uma respeitada carreira com cerca de 33 anos, aos olhos de uma redação muito jovem - que dava os primeiros passos na informação sobre marcas para a televisão - tinha a aura de “guru” da arte da comunicação comercial. Tivemos a “honra” de entrar no seu mundo mais pessoal traçando o seu Perfil numa reportagem quase em jeito de despedida deste mundo publicitário frenético, que Vera deixou em 2005. Atualmente mantém o gosto por viajar à procura de conhecimento sobre os jardins, em particular os jardins japoneses, uma temática que partilhar com o público através dos artigos que escreve para a revista “Jardins”. Fomos ao seu encontro na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva onde assume também as funções de administradora. Mas o ano em que o Imagens de Marca nasceu foi também um marco para o país, com a organização do primeiro campeonato europeu de futebol, e para a Galp. A empresa nacional de combustíveis que tinha iniciado um processo de reposicionamento com o rebranding em 2002, fazia em 2004 uma aposta muito forte numa aproximação ao consumidor português lançando uma das campanhas mais recordadas de sempre na publicidade com o patrocínio à seleção nacional.
Miguel Setas era o rosto desta estratégia de marketing e comunicação arrojada, que implicava algum risco e coragem para experimentar. A primeira conversa que fizemos com ele foi sobre a estratégia de fidelização da marca para captar o publico feminino. Daí adiante, as ações de ativação integradas na campanha do “Menos aís” para o Europeu foram motivo para várias entrevistas. Desde 2008 que Miguel Setas faz a ponte entre São Paulo e Lisboa ao assumir a presidência da EDP Brasil e o cargo de administrador EDP Portugal. Na sua missão, enquanto responsável por uma marca portuguesa no mercado brasileiro, tem vindo a desenvolver ações de âmbito cultural e histórico para mostrar que para além da perspetiva de colonizador, a presença portuguesa trouxe também àquele país vantagens civilizacionais. João, Vera e Miguel, pessoas com as quais me volto a cruzar em outros lugares 15 anos depois das primeiras reportagens. Reencontros que partilhamos nesta emissão e que servem para recordar… e não só!
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.