
Newsletter
Pesquisa

A Zalando, que afirma ser a maior loja online de moda da Europa, chegou oficialmente a Portugal no início de outubro, marcando a estreia da marca no 26.º país da sua operação europeia.
Para apresentar o lançamento, a empresa realizou uma conferência de imprensa com Eloisa Siclari, Diretora-Geral da Zalando para o Sul da Europa.
“Bom dia, estou muito entusiasmada por estar aqui”, começou por referir a Diretora-Geral da Zalando para o Sul da Europa, sublinhando a importância estratégica de Portugal na expansão da marca. Segundo Eloisa Siclari, o lançamento não é apenas uma operação logística, mas parte de uma estratégia de ecossistema que pretende oferecer aos clientes portugueses uma experiência de compra de excelência desde o primeiro dia.
“Este foi o momento certo porque estamos a consolidar a nossa estratégia de ecossistema. Queríamos lançar em Portugal de forma a conseguir oferecer um nível de serviço elevado desde o primeiro dia, algo que não seria possível tecnologicamente há alguns anos”, explicou.
Portugal será servido pelo hub de Toledo, em Espanha, aproveitando a experiência acumulada pela Zalando em outros mercados europeus, incluindo Itália e Espanha. A Diretora-Geral salientou a importância desta infraestrutura: “Agora podemos realmente servir Portugal rápido e com precisão. Mas o que vemos em Portugal também é uma grande oportunidade para acelerar a digitalização da indústria da moda e do comércio eletrónico”.
Experiência do consumidor no centro da estratégia
A Zalando promete não só trazer marcas internacionais premium, mas também oferecer uma experiência de compra personalizada e tecnológica. Entre as novidades, estão o Assistente de Inteligência Artificial e a ferramenta Trend Spotter, desenvolvidas com tecnologia própria e com suporte da OpenAI.
“Tudo o que estamos a trazer desde o primeiro dia para o cliente português inclui acesso às nossas novas tecnologias: desde o Assistente de IA até às ferramentas de tamanho e ajuste para ajudar a escolher o tamanho correto, passando por todas as funcionalidades de inspiração e entretenimento na plataforma, como os Stories on Zalando”, detalhou.
Os consumidores podem, por exemplo, pedir ao Assistente de IA sugestões de looks para uma ocasião específica, considerando local, clima e estilo pessoal, enquanto o Trend Spotter identifica semanalmente tendências emergentes em toda a Europa, indicando se refletem movimentos globais ou locais.
Além disso, a Zalando garante entregas flexíveis e devoluções gratuitas, assegurando conveniência e fiabilidade, dois fatores críticos para o sucesso no mercado português. “Quando falamos sobre os clientes, queremos garantir que aumentamos a qualidade da experiência no mercado. Não se trata apenas de competir pelo preço, mas de oferecer uma experiência de elevado nível, desde a oferta variada até ao serviço em geral”, disse.
Oportunidades para marcas portuguesas
O lançamento da Zalando em Portugal também poderá representar uma oportunidade estratégica para designers e marcas locais, que poderão aceder a mais de 52 milhões de clientes em 26 mercados europeus.
“Ainda estamos a trabalhar nesse sentido, mas em breve queremos ajudar os designers e marcas portuguesas a internacionalizarem-se, oferecendo acesso aos nossos clientes em toda a Europa”, afirmou.
Com uma oferta multimarca diversificada, que inclui desde marcas de luxo até streetwear, desporto e moda infantil, Eloisa Siclari destaca que a Zalando pretende ser uma plataforma capaz de satisfazer todos os estilos e necessidades dos consumidores.
“Somos uma plataforma multimarca na Europa. Os clientes podem aceder desde marcas de alta qualidade e luxo até roupa de rua, desporto e roupa infantil — realmente, algo para todos”, reforçou.
Portugal no ecossistema Zalando
Para Siclari, Portugal é mais do que um mercado consumidor: é um ponto estratégico no ecossistema europeu da Zalando, permitindo testar inovações tecnológicas, expandir a digitalização da moda e integrar parceiros locais num mercado global.
“O outro ponto importante é tudo o que estamos a trazer desde o primeiro dia para o mercado português, que é todo o acesso às nossas tecnologias, desde o Assistente de IA até à experiência personalizada para cada cliente”, resumiu.
Com esta expansão, a Zalando pretende reforçar a sua visão de criar um ecossistema de moda líder na Europa, equilibrando a escala global com relevância local e transformando o comércio eletrónico de moda num espaço cada vez mais personalizado e tecnológico.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.