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Quando a Fujifilm nasceu não existiam as palavras “selfie” ou “hashtag”. Nem sequer estava perto de se imaginar que um dia existiria algo designado por smartphone que permitiria tirar a quantidade de fotografias que quiséssemos com uma qualidade já muito próxima de uma máquina profissional.
Quem não se lembra das revivalistas máquinas fotográficas onde ainda era preciso usar rolo? Parece que já foi há muito tempo mas a verdade é que a tecnologia avançou rapidamente e houve marcas que tiveram de se reinventar para acompanhar as novidades do mercado.
É o caso da Fujilfilm, empresa que nasceu em 1934 com o objetivo de produzir filmes fotográficos, foi procurando diversificar o negócio ao longo do tempo através de soluções inovadoras em diferentes áreas.
Da película fotográfica às câmaras digitais, lentes para cinema, indústria gráfica, sistemas médicos e cuidados de saúde, a Fujilfilm surge agora com um novo conceito de loja de fotografia adaptado ao novo perfil de consumidor atual: A Wonder Photo Shop.
A ideia é que o processo fotográfico não se extinga no momento de disparo da fotografia. Num ambiente descontraído, o espaço inserido na loja Worten do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, oferece uma variedade de produtos e soluções, quer pela via digital, quer analógica.
Aqui, os clientes são o centro da experiência e têm a possibilidade de imprimir as suas fotografias em papel ou numa ampla variedade de materiais e suportes a partir dos seus dispositivos móveis.
“Vivemos numa era de revivalismo nas mais diversas áreas culturais e na fotografia em particular, considerando a era digital em que nos encontramos. Este novo conceito de loja é um convite à impressão e, sobretudo, à criatividade, originalidade e experiência. A geração smartphone, que nasceu já na era digital, sendo mais sensível às novidades e ao desconhecido, é sem dúvida o nosso target”, explica Isabel Pereira, responsável de comunicação e marketing da Fujifilm em Portugal, ao Imagens de Marca.
A verdade é que os tempos mudaram e houve a necessidade da Fujifilm lançar novos produtos e experiências no mercado, em linha com as novas tendências, como é o caso das câmaras instantâneas instax, que conquistam hoje um vasto número de utilizadores e fãs.
“No ADN da marca está uma atenção constante na preservação da cultura fotográfica, desde a captura à impressão da imagem, aplicando-se às várias áreas em que atuamos, seja na fotografia, cinema, na indústria gráfica ou na área médica e de cuidados de saúde. A diversificação da Fujifilm permitiu-nos não apenas sobreviver às várias transformações no mercado, ocorridas nestes últimos anos, como avançar com sucesso através de sinergias, readaptadas à nova era em que vivemos e a uma nova geração smartphone”, explica a responsável.
Inspirados na Wonder Photo Shop de Barcelona, os dois primeiros espaços em Lisboa e Porto representam um investimento da Fujifilm Portugal de cerca de 170 mil euros, traduzindo uma aposta num novo conceito de loja e simbolizando um marco de transformação importante no negócio da impressão fotográfica, nomeadamente na aproximação ao consumidor final.
No futuro, a marca refere que a ideia é expandir o novo conceito de loja a mais cidades do país.
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