Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
As tendências verificadas em
contexto nacional seguem as registadas a nível internacional.
A difusão de desinformação relativa
à Covid-19 por via das redes sociais tem sido uma realidade marcante nos últimos
tempos. Dados divulgados pela S21sec mostram que, a nível mundial, o meio
preferencial para a distribuição de desinformação sobre a Covid-19 foi o
WhatsApp, acontecendo precisamente o mesmo em Portugal.
As informações divulgadas pela
referida empresa de serviços de cibersegurança ilustram que, a esta rede
social, seguiram-se o Facebook, o Twitter, a Imprensa Online e o Instagram, tanto
a nível nacional como global. Em comunicado, a S21sec faz ainda referência ao
Telegram, “que passou a ter também um papel fundamental na distribuição da
desinformação, através da criação de canais e grupos com milhares de
utilizadores”.
Das campanhas de desinformação
detetadas pela empresa numa perspetiva internacional, a língua portuguesa ocupa
o segundo lugar no ranking das 20 línguas não-inglesas mais populares,
com 1.278 referências. Em primeiro lugar destaca-se o Espanhol (3.995), fechando-se
o pódio com o Italiano (1.178).
"As mensagens de conteúdo
alarmístico são as que primeiro impactam os cidadãos, aumentando o fluxo de
desinformação entre os utilizadores das novas tecnologias e tornando-se um
potencial risco público”, afirma, na mesma nota, Hugo Nunes, team leader de Threat Intelligence na S21sec em Portugal.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.