ghost image socials
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Vodafone vai instalar antena 5G na FEUP
14 de janeiro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Vodafone vai instalar antena 5G na FEUP
Marco Silva
Jornalista

Licenciado em comunicação, apaixonado por música e pelas coisas boas da vida. Uma boa história, uma boa conversa são coisas que não têm valor mensurável e é isso que tento trazer para o trabalho que faço.

A Vodafone Portugal vai instalar uma antena 5G na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A iniciativa acontece na sequência da adesão da Empresa ao programa FEUP Prime que, entre outros, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da quinta geração móvel através de projetos académicos realizados em estreita colaboração entre as duas organizações.

Com a assinatura deste protocolo, a FEUP torna-se o primeiro parceiro académico do Vodafone 5G Hub, permitindo aos seus alunos terem acesso a tecnologia de ponta para a concretização de projetos ligados ao 5G, testando-se a aplicação da tecnologia ao máximo de use cases possíveis. A par disso, os estudantes também terão oportunidade de desenvolverem os seus projetos com acompanhamento especializado por parte das equipas Vodafone.

“Muito mais do que um laboratório para explorar as potencialidades da quinta geração móvel, o Vodafone 5G Hub será uma fábrica de produção de conhecimento e inovação, ativos fundamentais para que Portugal possa competir na economia digital europeia e até mundial. E são iniciativas como esta com a FEUP que contribuirão para que este desígnio aconteça”, afirma João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal.

“O envolvimento das empresas nas atividades da FEUP ao nível de projetos de educação e de investigação é fundamental para melhorar o nosso impacto positivo na sociedade. Esta iniciativa pioneira em Portugal por parte de uma empresa líder global em serviços de comunicações servirá também para a FEUP reforçar o seu conhecimento e experiência neste domínio, vindo ainda a permitir projetos interdisciplinares que usem as novas tecnologias e serviços que serão suportados por estas novas comunicações 5G”, frisa João Falcão e Cunha, Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A instalação da antena está prevista acontecer durante o primeiro semestre, disponibilizando as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’, duas das inovações de última geração que suportarão a próxima geração de comunicações móveis.

Artigos Relacionados

Em campanha da ONE
23 de abril de 2019
Criatividade
Nova campanha filmada com iPhone
22 de abril de 2019
Criatividade

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.