Vodafone Portugal alvo de ciberataque

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Empresa está a repor serviços
Vodafone Portugal alvo de ciberataque
8 de Fevereiro de 2022
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A Vodafone Portugal foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022.


Segundo um comunicado enviado pela operadora às redações, foi devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações, refere a empresa.


“Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.


Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País, mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira.” – lê-se no comunicado.


A empresa explica que a investigação aprofundada se irá prolongar por tempo indeterminado e que, para já, diz não ter quaisquer indícios de que os dados dos clientes tenham sido acedidos ou comprometidos.


A Vodafone afirma estar absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e refere que a equipa de profissionais de cibersegurança da Vodafone Portugal, em conjunto com as autoridades competentes, estão a realizar uma investigação aprofundada para perceber e ultrapassar a situação.

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