Newsletter
Pesquisa
Um estudo realizado com mais de 4.000 jovens em toda a Europa revela uma geração consciente do seu tempo digital e motivada a reduzi-lo, trocando os ecrãs por mais experiências offline.
Em Portugal, o estudo “Smartphones da Geração Z e Alpha” de 2025, encomendado pela Vodafone à GWI, mostra que 77% dos jovens entre os 11 e os 17 anos querem passar menos tempo ao telemóvel, sendo que entre os 16 e os 17 anos esse número sobe para 98%.
Além disso, 94% gostariam de ter ferramentas que os ajudem a desligar-se e a descobrir atividades locais, 86% acreditam que ter mais ocupações na vida real os ajudaria a usar o telemóvel de forma mais equilibrada e 81% dizem sentir-se mais felizes com momentos vividos com amigos e família do que com conteúdos online, revela um comunicado enviado às redações.
Apesar de terem crescido num ambiente digital, os adolescentes de hoje reconhecem a importância de uma relação mais equilibrada com os telemóveis e mostram vontade de regressar a experiências mais próximas do mundo real, como as que marcaram as gerações anteriores.
Com isso em mente, e com o objetivo de ajudar os jovens a redescobrirem a magia dos verões fora dos ecrãs, a Vodafone lançou a campanha intitulada “18 Antes dos 18”, que propõe uma lista de atividades a experimentar antes da idade adulta, como dormir sob as estrelas ou andar de bicicleta sem destino definido.
Este conjunto de atividades foi cocriado pelo Conselho de Juventude da Vodafone um fórum pan-europeu com jovens dos 11 aos 17 anos e apoiado por um estudo realizado pela Censuswide com mais de 756 adolescentes e pais portugueses. A lista inclui ações como bater à porta de um amigo para sair jogar jogos de tabuleiro ou cartas passar um dia inteiro offline ir pescar dormir ao relento visitar os avós ou escrever e enviar uma carta.
Inspiradas nas memórias mais queridas dos pais Millennials e da Geração X, estas experiências respondem também à preocupação de 90% dos pais portugueses que receiam que as crianças de hoje estejam a perder vivências fundamentais para o seu crescimento. Momentos como bater à porta de um amigo para brincar jogar com a família ou passar dias inteiros sem tecnologia foram apontados como as memórias de infância mais marcantes.
“Na Vodafone, também é nossa responsabilidade ir além da conectividade e apoiar o bem-estar digital: por isso demos à campanha de Natal o mote ‘Experimenta viver mais’, e debatemos no podcast ‘Digitalmente’ o uso consciente da tecnologia. Os adolescentes dizem-nos que não querem estar colados aos telemóveis e que precisam de mais experiências na ‘vida real’. E uma boa oportunidade para isso são os festivais de verão, como o Vodafone Paredes de Coura, ou as atividades disponíveis com descontos no Vodafone Happy, como momentos em família em parques temáticos, livros ou experiências gastronómicas”, afirma Leonor Dias, diretora de Marca da Vodafone.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.