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As grandes tendências que vão marcar a comunicação (e a
humanidade)
Estava convencido de que 2021 seria um ano espetacular.
Afinal, a anunciada euforia de reviver os “loucos anos 20” não passou de uma
miragem. Pensávamos ter dominado a malfadada pandemia, mas não.
Mesmo assim, sem ressentimentos, atrevo-me a anunciar que
será o ano 2022 que nos trará tudo o que o 2021 prometia e não cumpriu.
2021 ficou aquém das nossas expetativas, contudo não foi um
ano inócuo, daqueles que não deviam contar. Se observarmos bem, nas entrelinhas
do fracasso, conseguimos vislumbrar esperança e com otimismo conseguimos até
prever um futuro melhor para humanidade, que, com sorte, revelar-se-á já em
2022.
A pandemia mudou-nos – somos hoje mais sensíveis, mais emocionais,
cuidamos mais de nós e dos outros e estamos mais preocupados em desfrutar a
vida da melhor maneira possível. Provavelmente estamos a tornar-nos mais
humanos.
Neste contexto de mudança, a comunicação empresarial em 2022
estará naturalmente no encalço dos desafios que se colocam à nossa própria
existência, pelo que as grandes tendências a observar deverão ser:
Sustentabilidade, responsabilidade e consciência social
As marcas estão preocupadas com o Mundo em que vivemos. Não
estão indiferentes ao aquecimento global, à desigualdade, à fome e por isso
estão prontas para se envolveram ativamente na defesa do planeta.
Procuram uma conciliação harmoniosa e se possível de causa e
efeito, entre responsabilidade social e lucro.
Ambiente, sustentabilidade, igualdade e impacto prometem ser
os valores do novo capitalismo que, sem perder o foco na razão da sua
existência, promete ser também defensor acérrimo das grandes causas da
Humanidade.
Diversidade e inclusão
A grande maioria dos consumidores querem que as marcas tomem
partido em questões políticas e sociais fraturantes e que assumam medidas
efetivas que contribuam para mais justiça social.
Os novos consumidores, particularmente os pertencentes às
gerações Millennials e Z, que representam atualmente mais de 60% dos
compradores B2B, exigem empresas que efetivamente apliquem práticas de
diversidade e inclusão no seu modus operandi e prometem penalizar as que
utilizam este chavão para parecer bem nos media como estratégia de
relações públicas.
Talento
O trabalho remoto está a romper com as geografias
convencionais e a colocar as empresas num mercado competitivo multinacional.
Está aberta a caça ao talento – as empresas, para além de competirem por
quota de mercado, competem também por talento num mercado à escala global.
No topo do salário financeiro, valoriza-se o “salário
emocional”, a moeda de troca é a tão ambicionada felicidade em ambiente laboral,
que é a nova base de sustentação de empresas e profissionais de sucesso.
Comunicar cultura e valores estará na prioridade do storytelling e será o chamariz para a captação e fixação de recursos humanos de excelência.
Metaverso
Foi
um dos grandes soundbytes de 2021 a partir do momento em que o Facebook o
anunciou como o futuro da internet – um universo digital paralelo comcontacto visual, imersão e interação em vez do olhar
através de uma pequena janela de um equipamento.
O meta universo cheio de potencial, excitação e perguntas
por responder significará a reedificação de tudo em existência digital, em
completa sintonia com a existência material - uma revolução no espaço e tempo que
desafiará a comunicação para o próximo capítulo da sua história.
O desafio do século será um mundo virtualizado em constante
e rápida mutação, assente em tecnologias que desafiam a humanidade a existir
para além do espaço físico propriamente dito.
Como indivíduo, para entrar no metaverso vai precisar apenas
de um avatar, ou seja, uma representação digital de si próprio. Eu criei o meu
aqui https://readyplayer.me/pt em 10 minutos; como empresa, organização, negócio, loja,
evento, monumento, artista, cidade, lugar, implicará recriar toda a existência,
conceito, propósito, experiência, numa dimensão virtual, ou seja, provavelmente
será o início de um grande projeto.
Está preparado para 2022?
Sinto que estamos a viver uma época de transição. Sem dúvida
um grande privilégio da nossa geração, que tem que ser encarado com bastante
pragmatismo e naturalidade, pois tem tanto de mágico e desafiador como de
doloroso e assustador.
Aconteça o que acontecer, assegure-se de que tem os seus
objetivos bem definidos, um plano de execução para os concretizar e identificados
os riscos inerentes - Esta é a melhor coisa que pode fazer por agora.
Um Excelente 2022!
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