Viva 2022

Pesquisa

A opinião de Uriel Oliveira
Viva 2022
30 de Dezembro de 2021
Viva 2022
Viva 2022
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Viva 2022
Uriel Oliveira
Diretor de Produto da Cision
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

As grandes tendências que vão marcar a comunicação (e a humanidade)


Estava convencido de que 2021 seria um ano espetacular. Afinal, a anunciada euforia de reviver os “loucos anos 20” não passou de uma miragem. Pensávamos ter dominado a malfadada pandemia, mas não.


Mesmo assim, sem ressentimentos, atrevo-me a anunciar que será o ano 2022 que nos trará tudo o que o 2021 prometia e não cumpriu.


2021 ficou aquém das nossas expetativas, contudo não foi um ano inócuo, daqueles que não deviam contar. Se observarmos bem, nas entrelinhas do fracasso, conseguimos vislumbrar esperança e com otimismo conseguimos até prever um futuro melhor para humanidade, que, com sorte, revelar-se-á já em 2022.


A pandemia mudou-nos – somos hoje mais sensíveis, mais emocionais, cuidamos mais de nós e dos outros e estamos mais preocupados em desfrutar a vida da melhor maneira possível. Provavelmente estamos a tornar-nos mais humanos.


Neste contexto de mudança, a comunicação empresarial em 2022 estará naturalmente no encalço dos desafios que se colocam à nossa própria existência, pelo que as grandes tendências a observar deverão ser:

 

Sustentabilidade, responsabilidade e consciência social

As marcas estão preocupadas com o Mundo em que vivemos. Não estão indiferentes ao aquecimento global, à desigualdade, à fome e por isso estão prontas para se envolveram ativamente na defesa do planeta.

Procuram uma conciliação harmoniosa e se possível de causa e efeito, entre responsabilidade social e lucro.

Ambiente, sustentabilidade, igualdade e impacto prometem ser os valores do novo capitalismo que, sem perder o foco na razão da sua existência, promete ser também defensor acérrimo das grandes causas da Humanidade.

 

Diversidade e inclusão

A grande maioria dos consumidores querem que as marcas tomem partido em questões políticas e sociais fraturantes e que assumam medidas efetivas que contribuam para mais justiça social.

Os novos consumidores, particularmente os pertencentes às gerações Millennials e Z, que representam atualmente mais de 60% dos compradores B2B, exigem empresas que efetivamente apliquem práticas de diversidade e inclusão no seu modus operandi e prometem penalizar as que utilizam este chavão para parecer bem nos media como estratégia de relações públicas.

 

Talento

O trabalho remoto está a romper com as geografias convencionais e a colocar as empresas num mercado competitivo multinacional. Está aberta a caça ao talento – as empresas, para além de competirem por quota de mercado, competem também por talento num mercado à escala global.

No topo do salário financeiro, valoriza-se o “salário emocional”, a moeda de troca é a tão ambicionada felicidade em ambiente laboral, que é a nova base de sustentação de empresas e profissionais de sucesso.

Comunicar cultura e valores estará na prioridade do storytelling e será o chamariz para a captação e fixação de recursos humanos de excelência.

 

Metaverso

Foi um dos grandes soundbytes de 2021 a partir do momento em que o Facebook o anunciou como o futuro da internet – um universo digital paralelo comcontacto visual, imersão e interação em vez do olhar através de uma pequena janela de um equipamento.

O meta universo cheio de potencial, excitação e perguntas por responder significará a reedificação de tudo em existência digital, em completa sintonia com a existência material - uma revolução no espaço e tempo que desafiará a comunicação para o próximo capítulo da sua história.

O desafio do século será um mundo virtualizado em constante e rápida mutação, assente em tecnologias que desafiam a humanidade a existir para além do espaço físico propriamente dito.

Como indivíduo, para entrar no metaverso vai precisar apenas de um avatar, ou seja, uma representação digital de si próprio. Eu criei o meu aqui https://readyplayer.me/pt em 10 minutos; como empresa, organização, negócio, loja, evento, monumento, artista, cidade, lugar, implicará recriar toda a existência, conceito, propósito, experiência, numa dimensão virtual, ou seja, provavelmente será o início de um grande projeto.

 

Está preparado para 2022?

Sinto que estamos a viver uma época de transição. Sem dúvida um grande privilégio da nossa geração, que tem que ser encarado com bastante pragmatismo e naturalidade, pois tem tanto de mágico e desafiador como de doloroso e assustador.

Aconteça o que acontecer, assegure-se de que tem os seus objetivos bem definidos, um plano de execução para os concretizar e identificados os riscos inerentes - Esta é a melhor coisa que pode fazer por agora.

 

Um Excelente 2022!



Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Viva 2022

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Viva 2022

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile