Newsletter
Pesquisa
Falta menos de um mês para começar o Campeonato Mundial de Futebol FIFA 2018, na Rússia, e já há quem aposte numa vitória de Portugal. A verdade é que se a Seleção Nacional fosse a vencedora da competição o valor estimado seria de cerca de 700 milhões de euros e caso passe à fase de grupos o valor chegaria aos 300 milhões de euros.
A análise é do IPAM que observou o potencial deste impacto em dois cenários: se a equipa liderada por Fernando Santos conseguir a vitória do Mundial o retorno será muito próximo dos 700 milhões, correspondendo a 65 euros por casa português e a 50 dias desde o estágio à comemoração; enquanto se passar a fase de grupos atingirá um impacto económico acima dos 300 milhões de euros, o que equivale a 32 euros por cada português e a 34 dias desde o início do estágio ao terceiro jogo da fase de grupos.
Estes impactos decorrem de várias áreas como, por exemplo: o consumo em cada (35%), o consumo na restauração (15%), a publicidade (22%), as apostas online (6%) e o prize money (6%).
No cenário menos feliz para Portugal, e considerando a presença nacional apenas na fase de grupos ou seja caso a Seleção não consiga o apuramento para as eliminatórias seguintes, o estudo do IPAM revela que a equipa das Quinas obterá 333 milhões de euros de impacto económico, equivalente a 33 euros por português, tendo em conta que Portugal está apurado e realizará, no mínimo, três jogos relativos à fase de grupos, além dos três jogos na fase de estágio.
A simples participação no evento já resulta num impacto económico muito forte, cerca de 127 milhões de euros na fase de estágio e 198 milhões pela participação nos três jogos da fase de grupos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.