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Mais do que nunca os clientes procuram hoje
marcas com um propósito claro com o qual se identifiquem e mostram-se atentos à
forma como as marcas reagem e se adaptam às crises económicas e sociais.
Segundo
o estudo Global Marketing Trends 2021 da consultora Deloitte, a pandemia está a
enfatizar a perceção dos consumidores sobre as empresas. 79% dos inquiridos valoriza
as marcas que responderam de forma positiva à Covid-19 para ajudar os seus
clientes, os seus colaboradores e as suas comunidades.
Quer seja através de
programas de melhoria de saúde e bem-estar para os seus trabalhadores, de
projetos colaborativos com comunidades locais ou de iniciativas que reflitam e
materializem a preocupação para com o planeta e o seu meio ambiente, é esta
consciência social que ditará o sucesso de uma marca no mundo pós-pandemia, um
“admirável mundo novo”. E é precisamente neste tema que nos debruçamos esta
semana no Imagens de Marca!
Segundo
um estudo da Randstad, por causa da pandemia quase metade dos trabalhadores não
se sente seguro a trabalhar. Em tempos tão turbulentos, que alteraram de forma
disruptiva a forma como trabalhamos e conciliamos a vida profissional e
pessoal, o tema da saúde mental tem ganho particular relevância.
Na rubrica
Empresas Humanas vamos esta perceber através de dois casos concretos – o da
Corticeira Amorim e o da Hovione – o que leva as organizações a colocarem hoje a saúde, a segurança e o bem-estar dos colaboradores no centro das suas
atenções.
A sustentabilidade, nas suas diferentes vertentes, está, de resto, na
ordem do dia. “Da Minha Terra” é o projeto do Lidl lançando em 2020 que visa
apoiar os produtores nacionais, desafiando-os através de um concurso a
colocarem os seus produtos nos lineares dos supermercados da cadeia alemã. Nós
estivemos a acompanhar a iniciativa ao longo dos últimos meses e revelamos
agora os objetivos do Lidl ao apoiar a produção nacional.
Quem também tem vindo
a dar mais energia à comunidade é a Galp, através de projetos de
responsabilidade social que pretendem ajudar a combater a falta de recursos
económicos da população portuguesa num contexto particularmente difícil para as
famílias.
Vamos conhecer algumas dessas iniciativas da marca e o seu propósito
na reportagem que fecha a emissão desta semana!
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