Newsletter
Pesquisa
Pelo terceiro ano consecutivo, a cortiça foi o material eleito para transformar o pátio exterior do Centro Cultural de Belém numa praça, durante o verão. A Garagem Sul do CCB, em parceria com a Corticeira Amorim, apresentou a intervenção concebida pelo Atelier Barbas Lopes, intitulada “Jardins de Pedra”.
Esta obra vem, assim, transformar a praça do Centro Cultural de Belém, conferindo-lhe uma topografia inquieta, materializada num projeto de chão que pretende reconfigurar os modos como habitamos o edifício e abrindo ao público lugares que ainda são desconhecidos.
Para a implementação desta obra, foram usados 1900 blocos de aglomerado de cortiça expandida. Através dela, a arquiteta Patrícia Barbas pretendeu desenvolver uma ligação criativa entre os vários espaços do edifício, tirando partido do conforto e do calor acolhedor da cortiça para construir diversos jardins que dialogam com o lugar.
A cortiça modelada no chão deu forma a lugares onde se pode relaxar e usufruir da vista sobre o Jardim das Oliveiras e o rio Tejo, dando corpo a um espaço lúdico de recreio entre as formas geométricas construídas.
A obra arquitetónica conta ainda com um auditório, onde será exibido o Ciclo de Cinema intitulado “Os Meus Pais/My Parents”, que decorrerá ao ar livre ao longo das noites de verão.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.