Vamos “desconfinectar”?

Pesquisa

A opinião de Bruno Batista
Vamos “desconfinectar”?
4 de Junho de 2020
Vamos “desconfinectar”?
Vamos “desconfinectar”?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Vamos “desconfinectar”?
Bruno Batista
CEO da GCI
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial: Nos últimos 3 meses reinventámos o nosso trabalho a partir de casa e conseguimos nunca parar a produção de informação. Criámos mais e novas formas de a fazer chegar até si, apostámos em conferências na web com momentos de reflexão e partilha de conhecimento com profissionais altamente reputados dentro e fora de Portugal, sempre gratuitamente. Produzimos papers de elevado interesse para decisores de empresas com as ideias mais importantes de cada conferência/debate e preparamo-nos agora para iniciar as atividades da nossa Empower Brands Community, na área da academia, para que o conhecimento possa chegar cada vez mais longe e a mais pessoas enriquecendo também o mercado. Estamos a cumprir o nosso propósito.


Aos poucos estamos a sair de casa e a abrir-nos a um mundo fora da bolha protetora. E, se há rotinas antigas que vamos querer retomar, como os convívios com amigos, os almoços de família, o regresso aos espetáculos ou tomar o pequeno-almoço no café de sempre, certamente que haverá hábitos entretanto adquiridos que vieram para ficar.

 

E, vieram para ficar porque a pandemia da Covid-19 será longa no plano da saúde pública, mas provavelmente ainda mais ao nível social e económico. Um fato que não é novo, em especial para as marcas, que devem estar preparadas para as novas tendências: consumidores a quererem viver tudo aquilo que lhes foi vedado, mas em segurança e sempre mais confortáveis com a experiência através do digital.

 

Estatísticas recentes mostram que o consumo de conteúdos e serviços digitais, como jogos, música ou canais streaming, e o comércio eletrónico, são algumas das áreas que mais têm estado (e continuarão) a crescer como resultado da pandemia. O Eurostat avança mesmo que 39% dos portugueses com idade entre os 16 e 74 anos comprou através da internet nos últimos 12 meses, um número com elevado potencial de crescimento já que o nosso país ainda tem um longo caminho a percorrer quando comparado com outros países da Europa.

 

Acredito, por isso, que há novos comportamentos que vieram para ficar e que as marcas vão ter de se adaptar aos mesmos, de forma a proporcionar as melhores experiências aos seus clientes. Por exemplo, fará sentido ir tantas vezes ao supermercado ou a uma loja, quando tudo pode vir até nós? O mesmo se aplica a áreas como a dos eventos.

 

Embora seja difícil proporcionar uma experiência idêntica à que se vive com artistas ou outros profissionais ao vivo, o futuro dos eventos vai passar por criar momentos e experiências que ficam na memória de quem as vive. E isso pode ser feito num espaço físico, mas também no digital, graças às soluções inovadoras que foram lançadas recentemente e que permitem fazer de uma forma virtual e remota tudo o que se conseguiria fazer numa sala real. E isto sucede tanto numa feira, como numa exposição ou um concerto.

 

Em suma: em 2020 o mundo mudou e nós mudámos com ele. Quem não estiver preparado para acompanhar estas mudanças, terá certamente mais dificuldade em adaptar-se ao futuro.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Vamos “desconfinectar”?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Vamos “desconfinectar”?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile