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A pandemia revelou ser um catalisador para o aumento exponencial na utilização da plataforma onde a comédia, dança e tutoriais então entre os temas mais apreciados.
“Cinco horas por dia ligado ao TikTok” é o que admite cerca de 20% dos inquiridos de um estudo levado a cabo pela SocialPubli, – agência full-service de Marketing de Influência que conecta marcas com influenciadores para desenvolver ações de marketing – no passado mês de março, a um universo de mais de 1.800 utilizadores da plataforma, entre influenciadores e anunciantes.
Num público maioritariamente feminino (66,2%) representando 54,8% da Geração Z, a SocialPubli desenvolveu uma auscultação junto da comunidade inscrita na plataforma para melhor entender o fenómeno do TikTok e de que forma as pessoas e as marcas estão a interagir nesta que é a rede social onde, em 2020, os utilizadores passaram mais de 21 horas por mês, comparativamente ao Facebook que passaram cerca de 17 horas.
A verdade é que, de acordo com o estudo, foi a pandemia e a procura por novas ferramentas de comunicação e interação digital que a utilização do TikTok aumentou, com 86,5% dos inquiridos a afirmar uma utilização mais recorrente da plataforma desde o início da quarentena.
Apesar de 73% dos inquiridos admitir passar entre 1 a 5 horas por dia na aplicação, apenas 34,9% admite publicar conteúdo uma vez por semana. No que respeita aos temas preferidos, comédia e vídeos de dança lideram o pódio, seguidos de tutoriais e challenges. Por outro lado, a moda e a beleza surgem como os temas promissores a curto prazo, com mais de 80% dos inquiridos a confirmá-lo.
Apesar de ser uma plataforma que regista um crescente aumento de utilizadores e novos formatos de conteúdo, o estudo refere-se ao TikTok como "um diamante em bruto" no que respeita às marcas.
Reflexo disso são os 38,5% de influenciadores que admite nunca ter recomendado marcas, produtos e serviços à sua respetiva comunidade e apenas 6% confirma já ter criado conteúdo patrocinado. Contrastando essa realidade, estão 67,9% dos utilizadores que afirmam já ter adquirido algum produto após verem uma publicação onde o mesmo aparece, ainda que a presença de perfis de marcas seja escassa, refletindo nos 50,7% de utilizadores que confirma seguir menos de 5 marcas no TikTok.
Apesar de 81,1% dos anunciantes não ter realizado uma única campanha na plataforma, admitem acreditar na eficácia nas campanhas de marketing de influência no TikTok com cerca de 53% dos anunciantes a planear aumentar o budget neste setor. De forma a suportar esse objetivo, é importante referir a taxa de interação bastante positiva, e quem o confirma são os 87,1% dos influencers que admite haver um maior engagement rate nesta plataforma comparativamente a outras.
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