ghost image socials
Segundo um estudo da SocialPubli
Utilizadores passam cinco horas diárias ligados ao TikTok
17 de Junho de 2021
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Utilizadores passam cinco horas diárias ligados ao TikTok
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


A pandemia revelou ser um catalisador para o aumento exponencial na utilização da plataforma onde a comédia, dança e tutoriais então entre os temas mais apreciados.


“Cinco horas por dia ligado ao TikTok” é o que admite cerca de 20% dos inquiridos de um estudo levado a cabo pela SocialPubli, – agência full-service de Marketing de Influência que conecta marcas com influenciadores para desenvolver ações de marketing – no passado mês de março, a um universo de mais de 1.800 utilizadores da plataforma, entre influenciadores e anunciantes.


Num público maioritariamente feminino (66,2%) representando 54,8% da Geração Z, a SocialPubli desenvolveu uma auscultação junto da comunidade inscrita na plataforma para melhor entender o fenómeno do TikTok e de que forma as pessoas e as marcas estão a interagir nesta que é a rede social onde, em 2020, os utilizadores passaram mais de 21 horas por mês, comparativamente ao Facebook que passaram cerca de 17 horas.


A verdade é que, de acordo com o estudo, foi a pandemia e a procura por novas ferramentas de comunicação e interação digital que a utilização do TikTok aumentou, com 86,5% dos inquiridos a afirmar uma utilização mais recorrente da plataforma desde o início da quarentena.


Apesar de 73% dos inquiridos admitir passar entre 1 a 5 horas por dia na aplicação, apenas 34,9% admite publicar conteúdo uma vez por semana. No que respeita aos temas preferidos, comédia e vídeos de dança lideram o pódio, seguidos de tutoriais e challenges. Por outro lado, a moda e a beleza surgem como os temas promissores a curto prazo, com mais de 80% dos inquiridos a confirmá-lo.


Apesar de ser uma plataforma que regista um crescente aumento de utilizadores e novos formatos de conteúdo, o estudo refere-se ao TikTok como "um diamante em bruto" no que respeita às marcas.


Reflexo disso são os 38,5% de influenciadores que admite nunca ter recomendado marcas, produtos e serviços à sua respetiva comunidade e apenas 6% confirma já ter criado conteúdo patrocinado. Contrastando essa realidade, estão 67,9% dos utilizadores que afirmam já ter adquirido algum produto após verem uma publicação onde o mesmo aparece, ainda que a presença de perfis de marcas seja escassa, refletindo nos 50,7% de utilizadores que confirma seguir menos de 5 marcas no TikTok.


Apesar de 81,1% dos anunciantes não ter realizado uma única campanha na plataforma, admitem acreditar na eficácia nas campanhas de marketing de influência no TikTok com cerca de 53% dos anunciantes a planear aumentar o budget neste setor. De forma a suportar esse objetivo, é importante referir a taxa de interação bastante positiva, e quem o confirma são os 87,1% dos influencers que admite haver um maior engagement rate nesta plataforma comparativamente a outras.

Artigos Relacionados

Em campanha inovadora
15 de Julho de 2021
Criatividade
Plano envolve novas contratações
15 de Julho de 2021
Tech
Nova atualização em teste
15 de Julho de 2021
Tech

fechar

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.